30 de agosto de 2009

"Blogs que se escrever-se-ão-se sozinhos a si mesmos"


Título maluco? Imagina! Pleonasmo vicioso e errado é pouco para ilustrar o absurdo de achar que os blogs se escrevem sozinhos, que têm vida própria, personalidade e raciocínio. Mas é assim que eu tenho pensado que alguns blogueiros veem a blogosfera depois de ler textos meus atribuídos aos blogs que os publicam ou republicam.

Texto Tal

Corpo do texto.

Autor: (- O blog?)
Fonte: Blog

Foi o blog sozinho quem escreveu o texto? Não. O autor é uma pessoa, dotada de personalidade, inteligência, emoções, criatividade e nome. Mas quem? Bom, meu blog nunca escreveu nada pra mim. Nem um bilhete. Nem os outros blogs.

Reconheçamos os blogueiros que dão duro para escrever os textos bons que divertem, edificam, e de que nós gostamos. Valorizemos os autores que recomendamos, citamos e republicamos em nossos blogs.

É muito simples fazer isso: basta darmos os devidos créditos e ostentarmos links aos blogs deles.

Por um lado, não dói, não dá trabalho, não deixa o blog feio. Por outro lado, é justo, é ético, é bom, e, sobretudo, é o que Jesus faria se fosse um blogueiro! – tenho certeza disso – porque, da mesma forma que ele pagou impostos, ele mandou dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus (Mateus 17.24-27; 22.16-20).

Paguem a todos o que lhe é devido. Digno é o trabalhador de seu salário. E a quem merece respeito e honra, respeitem e honrem. Esforcem-se por fazer o bem a todos. (Romanos 13.7; Lucas 10.7).

Então vamos incentivar nossos colegas blogueiros. Deixemos o desleixo, a copiagem irresponsável, a falta de ética bloguística e as alterações textuais não autorizadas. Demos os devidos créditos aos autores. É o mínimo que devemos fazer.

Pessoal,
veja a problemática:

Se você altera um texto alheio, sem autorização, e vem a causar prejuízo ou ofensa que o autor não pretendeu a terceiro, você está pronto a arcar com as consequências disso perante o autor e o terceiro? Ou vai agir ainda pior, deixando que o autor do texto se responsabilize por palavras que ele não disse? É uma questão complicada. E nós blogueiros temos que ter o mínimo de prudência e respeito para com os escritores e leitores.

Também pode acontecer de o texto gerar réplica, debate e ofensa ao autor, que ele não previu. Então, como o autor vai poder treplicar – ou se defender – sem ser cientificado pela pessoa que usou seu texto e não postou o endereço no blog para que o autor fosse diretamente procurado pela pessoa que contestou seu texto (ou que lhe ofendeu)? Você já pensou nisto?

Quanto ao seu blog ou site... é comercial? Você o utiliza para ganhar uns trocados? Você já pensou que os autores dos textos que você utiliza podem não querer que você lucre usando o conteúdo deles porque eles próprios não querem lucrar com o que produzem?

Alguém pode estar se perguntando: “Poxa... o Avelar está pegando pesado”, “...está querendo aparecer com este texto” etc.

Não é nada disso. Quero que fique bem claro que eu não escrevo por audiência ou dinheiro. Eu tenho meu trabalho para me sustentar e escrevo porque gosto de me expressar.
Não pretendo, falando em cristianismo, em meu Senhor e no evangelho obter vantagens. Nem por isso quero que meu trabalho ou o dos colegas blogueiros seja desrespeitado ou menosprezado. E por um “simples” fato: envolve esforço, compromisso e responsabilidade.

Cristianismo, palavra de Deus e evangelho não são produtos. Cristianismo é discipulado, vida. A palavra de Deus é a verdade (João 17.17) e é eterna. O evangelho é testemuho, é “o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1.16): é missão da igreja de Jesus Cristo anunciá-lo – e eu não me sentiria confortável em ganhar um centavo sequer para compartilhar isso com alguém, para negociar o poder de Deus que me salvou ou crescer em cima disso (ao contrário de certos "televangelistas" e "apóstolos" que imploram luxo e dinheiro na TV).

Assim, caros irmãos, vamos ser justos, leais com o próximo, respeitar as intenções, as mensagens, os autores e continuar fazendo da blogosfera um espaço mais e mais parecido com o reino dos céus em bytes – para a glória de Deus, nosso Senhor, apenas. Em termos de ética e bom exemplo, devemos ser a vanguarda.

Espero que tenha valido a reflexão. Deixo-lhes meu abraço fraterno e o texto de
Romanos 13. 7-10:

"Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor."

5 comentários:

Leonardo Gonçalves disse...

Raimundo, Raimundo... bem vindo ao nosso mundo.

Dá só uma olhada em um texto antigo do Púlpito: http://www.pulpitocristao.com/2009/04/etica-de-blogagem-colagem-kibagem-e.html

Tem esse também: http://www.pulpitocristao.com/2009/04/promocao-blogs-em-50-vezes-sem-entrada.html

Este último me rendeu a inimizade de dezenas de blogueiros...

Abraço, e toma maracujina! kkk

Genilda Alves disse...

Vc está completamente certo em seu desabafo e em sua opinião Avelar; parabéns por ter usado palavras próprias e tão sábias e também por provar na Bíblia as suas razões e convicções, vc tem esse direito!!
"Deus trará ao conhecimento de todos, toda obra quer seja ela boa ou má" (está na Bíblia).

Anônimo disse...

Concordo plenamente!
***
Ei, e falando em blogs, o seu ficou show com este novo visu. Parabéns!!! Quando eu crescer espero ser tão boa blogueira quanto vc! Por enquanto, vou tentando e pedindo o apoio dos irmãos! Apoia aí, servo de Deus!

Em Cristo,
Débora Silva Costa
http://ferazao-bang.blogspot.com/

Armando Marcos disse...

É por isso que em meu blo eu sempre coloco assim

Texto Tal

"Por:..." em itálicas
"traduzido por"( isso as vezes vem lá no comçeo ou no fim. mas temos que , sempre que possivel fddar crédito para quem traduz tambem, hehe)

"FONTE:" em negrito
e as veses coloco FONTE DA FOTO
abraços
Armando Marcos
(FONTE:Sola Scriptura, http://armandomarcos.blogspot.com/ , hehe)

Avelar Jr. disse...

Pessoal, obrigado pela visita, respondendo:

Leo, este último texto eu já tinha lido há algum tempo. Parece que eu só fiz engrossar o coro. :)

O outro eu tinha lido o completo. Mas valeu os links. A blogolândia cristã tem muito a crescer em todos os aspectos, mas sem deixar a qualidade de conteúdo e de vida - para fazer jus à essência de ser cristão.

Genilda e Débora, obrigado pela visita e pela avaliação incentivadora de vocês. Débora, quanto a escrever bem... mistérios. Hehe. Bondade sua.

Armando Marcos,

É isso aí, você é um blogueiro ético e sofisticado.

Obrigado pela visita e pelos comentários. Um grande abraço a todos.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...