3 de maio de 2009

Paródia: Melô da Insuficiência Bíblica

Compus a paródia abaixo em 2006 e a circulei entre amigos, mas não achava um lugar para postá-la. Surgiu, então, um tópico denominado "Meias-paródias" na comunidade "Não Aguento Mais Mantra Gospel", no Orkut, onde ela foi publicada pela primeira vez.

Tirei a ideia da crítica doutrinária musical de textos veiculados no site da Lagoinha, que noticiaram a realização de um "ato profético" por parte daquela instituição, em Belo Horizonte, em cujas ruas derramaram leite, mel e azeite (clara alusão à "terra que mana leite e mel", que, segundo a Bíblia, era Canaã, e não Belo Horizonte, promessa até já cumprida; e "consagração" por meio de derramamento de azeite), a fim de converter, até 2010, 10% da população local, alegando que isso vinha de uma suposta "revelação" de Deus.

(Link para a matéria: http://200.195.77.153/engine.php?pag=art&sec=16&cat=178&art=4067. Esse endereço já mudou várias vezes. Qualquer problema, jogue o texto verde no Google.)

Também teve oração e evangelismo, mas o texto mostra o espetáculo do evento que confundiu as pessoas, que, segundo a matéria, "circulavam pela avenida ficaram olhando sem entender o que estava acontecendo. Outros passavam debochando, achando tudo muito engraçado e ‘louco’. Mas é assim mesmo: as coisas de Deus são loucura para o homem natural, para aquele que ainda não entregou a sua vida a Jesus."

(O método convencional de evangelismo cristão, o bíblico, consiste em pregar o Salvador, o Filho de Deus, Jesus Cristo, que morreu pelos nossos pecados, ressuscitou vencendo a morte, e concede a vida eterna a quem n'Ele crê - João 3.16 - sem espetáculos: simplesmente fazer discípulos, batizá-los e transmitir-lhes o que Jesus ensinou. Mateus 28.18-20)

Ainda, declara a reportagem que: "O pastor Márcio Valadão, presidente da Igreja Batista da Lagoinha, juntamente com sua esposa, Renata Valadão, e seu filho, pastor André Valadão, circularam toda a avenida do Contorno. O pastor Márcio estava em um carro no qual havia a bandeira do Brasil, de Minas Gerais e de Belo Horizonte. Durante todo período em que circulava a avenida, o pastor derramou óleo, leite e mel, sendo tocado também, várias vezes, o shophar."

Daí eu pensei: como esse negócio de "revelações" pode pôr o povo de Deus em contato com um misticismo pernicioso e judaizante, que nada tem a ver com aquilo que Jesus e os apóstolos viveram e pregaram, e que está completo descompasso com o testemunho do Espírito de Deus nas Sagradas Escrituras!

Até quando as pessoas vão ter sonhos e visões e aderir a elas sem nenhum questionamento ou senso-crítico, como se do coração do homem pudesse emanar a vontade de Deus com 100% de certeza? (Jeremias 17.9) Por que não agir como prudentes bereianos (Atos 17.10-11), que consultam sempre as Escrituras antes de decidir sobre assuntos espirituais?

Assim surgiu o Melô da Insuficiência Bíblica, para ser cantado com a melodia "Nada Sei", de Kid Abelha:

Nada sei dessa Bíblia
sigo sem saber;
nada soube, nada saberei
vivo sem saber
e de quê que isso importa,
se eu posso profetizar
tudo o que me faz bem
e deixo o sonho me levar?

(Refrão)

Mesmo errada, mesmo errante
vou ministrando
sempre e constante
vou errando enquanto o tempo me deixar a a a ar
errando enquanto o tempo me deixar...

Nada sei de profecia
prefiro ignorar
pois parecem pessimistas
e o Brasil vai se salvar.
Vou vertendo azeite
nas ruas de BH
pois isso contribui
para esse restaurar

(Refrão)

Mesmo errada, mesmo errante
vou ministrando
sempre e constante
derramando enquanto o preço me deixar comprar a a a ar
leite e azeite nas ruas de BH...

Um comentário:

mactoia disse...

hehehehe. Muito show essa paródia

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...