28 de fevereiro de 2011

Deus odeia o pecado, mas ama ao pecador! É isso mesmo?


Podemos aceitar que existe um sentido genérico do amor de Deus. Ele demonstra e fala de amor ao mundo, à humanidade, à sua criação. Como calvinista, não tenho nenhuma dificuldade em aceitar isso. Temos que entender, porém, que no sentido salvífico (a salvação eterna da perdição e condenação do pecado) o amor de Deus é derramado exclusivamente sobre o seu povo e, individualmente, sobre os que ele eficazmente chama para si. Sobre aqueles que responderão, ao chamado eficaz, abraçando a Cristo como único e suficiente Salvador.

A frase "Deus odeia o pecado, mas ama ao pecador", entretanto, por mais que seja proferida e repetida, é uma forma simplista de expressar uma situação complexa, pois realmente é impossível separar o pecado do pecador, como se o pecado fosse uma entidade com vida independente, que apenas se utiliza do corpo e da mente do praticante.

Tiago (1.12-15) nos ensina que o pecado é gerado dentro das pessoas, partindo da própria concupiscência, externando sua prática em um relacionamento "simbiótico" (de dependência mútua) com o praticante. Sem barreiras e controles, enfim, sem a redenção, leva à morte.

O pecado é algo odioso em suas manifestações. Estas são verificáveis nas pessoas, pecadoras, sem as quais ele é indescritível e amorfo.

Em Romanos 9.11-18 a Bíblia fala do "aborrecimento" (ódio) de Deus contra Esaú, contrastando com o amor derramado sobre Jacó. Mas a Palavra de Deus expressa em outras ocasiões (além desse caso específico, de Esaú e Jacó) o ódio ("aborrecimento") de Deus a pecadores. Isso ocorre, porque ele é tanto JUSTIÇA como AMOR.

Por exemplo, no Salmo 11.5, lemos "O Senhor prova o justo e o ímpio; a sua alma odeia ao que ama a violência". Veja que ele não odeia somente a violência (inexistente, sem o praticante), mas "ao que ama a violência" - uma pessoa, o pecador.

Em Pv. 6.16-18 lemos sobre sete coisas que o senhor abomina (odeia): olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contenda entre irmãos. Quando lemos essa descrição das "coisas" que o Senhor odeia, vemos que elas não são especificamente "coisas", mas são pessoas que realizam certas ações; a descrição é a de pessoas que Deus abomina. Isso fica bem claro nas duas últimas "coisas" - uma pessoa, ou outra, que é: "testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos".

Não resta dúvida, portanto, que pelo menos nessas instâncias específicas Deus odeia pecadores. Consequentemente, isso deve nos fazer cautelosos de dar uma declaração genérica e abrangente de que ele não odeia pecadores, pois esse ensinamento não pode ser atribuído, dessa maneira, à Bíblia e carece de inúmeras qualificações.

Por Solano Portela
Publicado originalmente em O Tempora! O Mores!



Comentário de Avelar Jr.: Eu estive pensando sobre isso dia desses na Escola Dominical e levei alguns textos bíblicos para que minha classe considerasse.: "Deus ama realmente o pecador?"

O que podemos pensar diante de versículos como os que transcrevi abaixo? "Deus amou o mundo de tal maneira" (João 3.16), mas...

"Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;" - Colossenses 3.6

"Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência." - Efésios 5.6

"Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece." - João 3.36

"Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também." - Efésios 2.3

"E que direis, se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição" - Romanos 9.22

"Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." - Tiago 4.6 (veja também 1 Pedro 5.5)

"Porque o SENHOR, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais." - Malaquias 2.16

"O que justifica o ímpio, e o que condena o justo, tanto um como o outro são abomináveis ao SENHOR." - Provérbios 17.15

"Porque o perverso é abominável ao SENHOR, mas com os sinceros ele tem intimidade." - Provérbios 3.32

6 comentários:

Rudy disse...

Pouca claridade teológica no texto inteiro, se analisado por si só e literalmente. Com isso, acaba por abrir margem a várias interpretações e aparentemente contradições, em razão de que alguns versículos podem ter sido tirados de contextos. Por ora, entretanto, como introdução e resumo, apesar dos apesares, penso que dá um caldo. Como texto objetivo e completo, não dá. Sinceramente falando, não adoto arminianismo, calvinismo ou molinismo totalmente, e, sim, o que funcionar: um pouco de cada (se for isso que for). É dar marcha ré no entendimento ler a Bíblia com calvinismo, arminianismo ou molinismo na cabeça. A Bíblia deve falar por si mesma em conjunto com a realidade.

Avelar Jr. disse...

Eu achei o texto satisfatório, Rudy.

E não achei que leva várias interpretações. Se você for discorrer é que pode haver maneiras diferentes de explanar a posição.

Se o texto fosse maior, poderia virar um livreto ou um livro, e eu acho que isso não é interessante nem para um blog nem para leitores de blog, por isso o texto é sucinto.

Quanto às posições recebem este nome por causa do conjunto de ideias de algum intérprete, que não necessariamente pode estar certo ou errado, parcial ou totalmente e ainda em vários níveis. Eu não acho que sejam um retrocesso, mas um referencial.

Abração!
Valeu por comentar!

Rudy disse...

Eu não acho, meu achismo já fica perto de uma certeza aproximada. O texto me será uma boa referência. Grato. Te amo, Avelã. :P

svschenkel disse...

Não sei porque, mas sempre que ouço falar em calvinismo, arminianismo, molinismo e outros ismos, fico sempre com a impressão de que o ser humano está tentando se colocar no lugar de Deus para afirmar, de antemão, quem vai para o céu ou inferno...
Cristo é o Salvador! Isso me basta!
Ele é a "palavra" encarnada...a partir do que Ele viveu é que pauto minha vida e minhas atitudes...

dione disse...

A Paz.
Texto maravilhoso, iconoclasta, demolidor das bobagens "góspi" que tem enchido os nossos ouvidos ultimamente. Assino em baixo e vou imprimir para ler para os meus alunos da EBD, ou melhor, vou tirar cópias e dar-lhes. Só assim entenderão que DEUS NÃO é Papai Noel, nem "passa a mão na cabeça de rebeldes e desobedientes, egocêntricos, hedonistas e assemelhados.
Parabéns!
Dione.

Angela disse...

Oi Avelar,

Tenso esse tema... concordo com algumas partes mas não totalmente...na verdade nem sei se minha opinião sobre o assunto está totalmente formada..rsrs Enfim, vou deixar aqui uma indicação de um texto q escrevi faz tempo, mas que fala sobre o mesmo assunto, porém com uma visão pessoal... http://firmesnapalavra.blogspot.com/2010/05/o-amor-de-deus.html

Abraços,

Angela

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...