17 de maio de 2009

O que é o Evangelho?

Hoje em dia, todos nós estamos saturados de ver pessoas que se dizem evangélicas, de ouvir falar de igrejas evangélicas, de receber folhetos evangélicos, de comprar e ganhar livros evangélicos e de assistir ou mudar de canal quando estão transmitindo programas de rádio e TV evangélicos – fora as músicas evangélicas que você ouve ou é forçado a ouvir!

Obviamente, evangélico significa “relativo ao evangelho”. E Evangelho, por sua vez, quer dizer: “a doutrina cristã, contida no Novo Testamento” (Definições do Houaiss).

Tomando por base esta definição simples, qualquer grupo religioso, por mais sensata, maluca ou cabulosa que seja a mensagem que anuncia para você, diz que está pregando e vivendo o evangelho – o único evangelho ("evangelho" vem da palavra grega que significa o mesmo que "boas-notícias").

Alguns desses grupos até apelam para que você lhes faça doações: sacrifícios, dízimos, ofertas recolhidas em templos, doações por meio de envelopes, depósitos em contas bancárias ou cartão de crédito/débito, doações de bens, apelos para você se tornar um cooperador ou financiador (pagando carnês, títulos, boletos...), em forma de revistinhas ou livros entregues de porta em porta seguidas de pedido de doação, etc.

Mas você tem certeza de que sabe exatamente o que está financiando quando lhes dá seu dinheiro?

Você sabe se seu dinheiro realmente está colaborando para sustentar a obra de Deus ou sustentando quem se aproveita da sua boa-fé?

Com tanta, pregação, ministração, dinheiro flutuando, descrença, farsa e confusão envolvendo a palavra “evangelho”, nada mais natural do que se perguntar:

O que é realmente o evangelho pregado por Jesus e pelos apóstolos? (Quais são essas boas-notícias?)

Por que há tantos grupos diversos que afirmam anunciar o evangelho, se este parece ser uma coisa só?

É possível que exista mais de um só?

É possível chegar a uma definição ou correto entendimento do que seja a mensagem do evangelho, as boas-novas anunciadas pelos primeiros cristãos?

Será que aquelas boas novas ainda existem nos dias de hoje?

Será que é tão importante assim saber o que são as "boas notícias"?

Se você está realmente curioso para conhecer mais sobre o que a Bíblia diz a respeito do tema, eu lhes convido a acompanhar os artigos que pretendo escrever (considerando o escasso tempo que tenho) sobre o que é o evangelho, buscando respostas diretamente da fonte: o Novo Testamento! E espero que eles lhe ajudem a fazer distinções e a entender o que há de errado com muito do que se empurra hoje em dia maquiado de evangelho.

“O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” – Lucas 2.10-11

Um grande abraço e até a próxima!

Um comentário:

João Paulo Fernandes disse...

Caramba Junior! Passei mil vezes no teu blog cobtando novas postagens. Aí deixo de passar um dia e voce me vem com desse tanto de postagens!!!
Pode parar, agora tenho que colocar em dias. Abração!

* Bem que te falei que já era hora de ter criado um blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...