11 de maio de 2009

Anjos, Demônios e Besteiras

"Uma mentira pode dar a volta ao mundo, enquanto a verdade ainda calça seus sapatos." - Mark Twain

Essa semana fui assistir ao filme “X-Men Origins - Wolverine”, e, logo no trailer, tive uma surpresinha: o livro “Anjos e Demônios”, do comentado autor Dan Brown, está saindo das prateleiras para as telonas.

Três coisas me vieram à mente: 1) os livros do autor voltarão aos mais vendidos devido a novas estratégias de marketing das livrarias, puxadas pelas bilheterias, já que muitos vão aproveitar a onda para ler os livros; 2) a Igreja Católica vai fazer comercial gratuito – como efeito colateral - para o filme, advertindo seus fiéis para as inverdades “nocivas à fé” (foi o que aconteceu com Sleepers: Vingança Adormecida, O Padre, O Código da Vinci, dentre outros, que, quiçá, teriam passado despercebido, não fossem as advertências da Igreja de Roma); 3) os fãs irão reacender os velhos debates sobre os livros do autor, e, se você não quiser estar por fora das rodinhas de discussão, vai ter que ler e ver as “pérolas” de Dan Brown.

Na época do Filme o Código Da Vinci, eu li o livro homônimo. Lembro-me de que, antes de lê-lo, escutei uma amiga fanática por Dan Brown jurar-me de pés juntos que tudo que havia no livro era a mais pura verdade: parecia mais que ela estava me mostrando a própria redenção da humanidade estampada nessas tramas e que eu não poderia escapar do dilúvio da realidade se ignorasse o conteúdo da bibliografia do autor.

Passei sete dias da minha linda vida lendo o livro, até que, finalmente, terminei. Meu parecer sobre o volume, à revelia de minha fé, está expresso abaixo, numa resenha que escrevi para o Orkut em março de 2006 (e que daqui a pouco voltará a ser atual, por causa da enxurrada de Dan Brown que vai ensopar a internet).

Não preciso nem dizer que não vou perder meu precioso tempo lendo outro livro do autor.

(O problema maior não são os livros em si, mas a ignorância e ingenuidade do leitor médio, que o torna influenciável por toda onda passageira que é alardeada pela mídia.)
__

O Código Da Vinci, de Dan Brown: Merecia uma "Framboesa de Ouro"

Pessoal, literariamente, o livro é mau-escrito e a história muito boba. Gosto de livros inteligentes e histórias policiais. CDV merecia uma Framboesa de Ouro literária ou o prêmio IgNobel!

Nunca vi uma trama onde os personagens são tão intelectuais e tão estúpidos ao mesmo tempo (ex. Sophie Neveu discando o número do celular do Fache, esqueceu do botão "REDIAL"), e os nomes deles que são trocadilhos muito idiotas!

A polícia, no livro, é tão incompetente que, se realmente fosse uma polícia real, teria pego os protagonistas em dois tempos – a não ser que não quisesse – pois já existe um negócio chamado comunicação via rádio, que as patrulhas de Paris certamente têm.

A Interpol e a polícia francesa dão um show de burrice: até o cúmulo de abandonar o Louvre - a cena do crime - minutos depois do acontecido! Sejamos francos... nem no Brasil!

Olha, me perdoe quem gostou do livro, mas é o tipo de literatura longa, cheia de enchimento de lingüiça (haja descrições e adjetivos para atolarem a narrativa!), com personagens sem sal, que não cativam você, e sensacionalista que as pessoas que nunca leram um livro, ou raramente o fazem, adoram dizer que já leram e gostaram para não ficar por fora do assunto. Só fez sucesso porque toca assuntos polêmicos, se não seria um fracasso total. Li só para ver as acusações mas esperava gostar como literatura, entretanto...

Além do mais, eu queria saber de onde aquele plagiador de “Holy Blood, Holy Grail” tirou as tais “pesquisas”, pois, sendo casado com uma historiadora de arte, errou até o tamanho das telas dos quadros, como o da Virgem – e ele diz que os detalhes, fruto de pesquisas, são exatos e blá blá blá.

Apesar das horas perdidas com a leitura, há algumas partes legais como a birra de Teabing com o policial na cena do avião. E só. Ninguém está obrigado a concordar com a minha opinião e eu não vou replicar críticas a ela: o livro é uma porcaria.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...