29 de maio de 2009

Spam afeta o meio ambiente

Estudo da McAfee revelam que mensagens indesejadas contribuem substancialmente para o efeito estufa.

Mais que um incômodo, aquela dezena ou até centena de e-mails com propagandas que você nunca quis receber faz mal ao meio ambiente. Pelo menos foi o que concluiu a McAfee e seu estudo "A presença de carbono no spam", que descobriu que mensagens indesejadas impactam negativamente o meio-ambiente e contribuem substancialmente para emissões de gás estufa (também conhecido como GHG ou greenhouse-gas).

No levantamento, pesquisadores independentes de alterações climáticas e especialistas em spam do ICF International calcularam que a energia anual usada no mundo todo para transmitir, processar e filtrar spam totaliza 33 bilhões de kilowatts/hora (kWh), ou 33 terawatts/hora (TWh). Isso equivale à eletricidade usada em 2,4 milhões de casas, com as mesmas emissões de GHG que 3,1 milhões de carros de passeio usando 2 bilhões de galões de gasolina.

"À medida que o mundo enfrenta o crescente problema de mudança climática, esse estudo destaca que o spam tem um imenso impacto financeiro, pessoal e ambiental para as empresas e as pessoas", afirma Jeff Green, vice-presidente sênior de desenvolvimento do McAfee Avert Labs. Para ele, a saída é o desenvolvimento de uma tecnologia antisspam de ponta para preservar o planeta por meio da redução de emissões de gás carbônico.

Para se ter uma ideia do impacto na natureza, a McColo, uma grande fonte de spam on-line, foi colocada offline no final de 2008, fazendo com que o volume de spam global diminuisse 70%. A energia poupada antes que os remetentes de spam desenvolvessem sua capacidade de emissão chegou ao equivalente a 2,2 milhões de carros fora das ruas naquele dia, comparados aos 62 trilhões de emails de spam que são enviados por ano.

Assim, o estudo “A presença de carbono no spam” correlacionou a eletricidade gasta com o spam à presença de carbono, desde que os resíduos de petróleo são, de longe, a maior fonte de eletricidade no mundo atualmente. Como as emissões não podem ser isoladas a um país, foram medidas as conclusões de modo a obter o impacto global.

Por: Julio Simões

Viu só? E você ainda mandando aquelas mensagens tolas que dizem que repassá-las para trinta pessoas nos próximos dez minutos vai realizar os grandes sonhos de suas vítimas em uma semana... O tipo de "chantagem" que, além de chata pra burro, agora tem demonstrado ser danosa ao meio-ambiente. Saiba que uma árvore ou um mico-leão-dourado jamais fariam isso com você! E siga o exemplo deles. ; )

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...