31 de maio de 2009

"Igrejas Pobres são Xexelentas"


"...o Deus ki eu sirvo pelo menos naum se importa com 3 mais com uma ki o deseja de verdade soh pra começar intaum larga de dar ataque di fariseu.....vai se converter.....o meu Deus tbm num vendi rifa, mais a obra do Senhor necessita de dinheiro ou vc se mantém do q?? d ar?? mi ensina a fazer issu tbm pra economizar.......i mi disculpa se eu entro em uma igreja digamos pobre.....desconfortavel eu sou meia volta i saio, naum porcausa da pobreza mais pq se o meu Deus o meu Pai eh dono de ouro i prata pq q eu tenhu ki estar em um lugar ridiculo em qto os filhos de satanas estão sentados em lugares de honra?!!?

"fla sériu meooooo acorda Deus tem pra vc os melhores frutos desta terra soh basta vc deixar de ser um fariseu religioso!!

"fikem na paz"

Observações sobre o pensamento acima:

1. Igrejas pobres são inaceitáveis porque, se Deus é soberano e é o Deus do ouro e da prata (possui todo o poder inclusive sobre os recursos da terra), ele tem obrigação de abençoar seus filhos fazendo-os ricos.
2. As igrejas pobres só demonstram que seus membros são “fariseus religiosos” não abençoados por Deus – não precisa nem dizer que nessa categoria de “amaldiçoados” se encontram todos os que pensam diferente desse autor, ou seja, os que não creem ou não vivem segundo a Teologia da Prosperidade (sistema que prega que Deus tem obrigação de dar-nos e abençoar-nos com os bens materiais que queremos, em abundância, desde que sacrifiquemos nossos recursos por ele e que sejamos fiéis).
3. Engraçado: NÓS é que temos que perdoar o autor dessa pérola por ser preconceituoso contra igrejas pobres. Está tudo maravilha em fazer acepção de pessoas com Deus -- “Deus concorda com ele”.
4. Pergunto-me quem são os “filhos de Satanás” no pensamento dessa pessoa porque, se ele já trata com tamanho desprezo as reuniões de irmãos pobres...
5. Ia me esquecendo que tem a parte espiritual do texto: "A paz!" :)~

Não precisa ser um experto para saber que esse pensamento nada expressa do evangelho e da pessoa de Deus. Pois Deus não faz acepção de pessoas, mas nós o fazemos, vez por outra, o que é condenável aos olhos dele.

Visto que todos somos imagem de Deus, todos somos dignos do mesmo respeito. A Bíblia manda-nos amar aos demais como a nós mesmos, dar nossas vidas pelos irmãos, agir com justiça e igualdade, então, devemos ter sempre em mente o interesse dos outros, ser servos uns dos outros; e a maior prova disso é que o próprio Deus se fez homem, fez pobre, para salvar-nos. Ensinou-nos com seu exemplo como devemos agir e viver. Sendo Senhor de toda a terra, lavou nossos pés para mostrar-nos qual deve ser nossa atitude em relação ao próximo: servo de todos. Jesus sofreu por nossos pecados e morreu na cruz, e não fez distinção entre pessoas, recebendo-as independente das suas ideologias e classes sociais, convidando todos a arrepender-se dos pecados, deixar tudo e segui-lo.

Jesus ressuscitou para dar-nos uma nova vida, eterna e abundante. Mas a abundância de riquezas não expressa a vida que Deus nos dá. As riquezas, saúde e prosperidade decorrem do trabalho, do investimento e, sobretudo, da graça de Deus (graça é a generosidade de Deus, o favor de Deus: é quando Deus lhe dá algo independentemente de você merecer isto), que vem sobre crentes e incrédulos como a luz do sol, que Deus faz brilhar para todos sem distinção, conforme sua vontade.

Servir a Deus não é nem nunca foi condição para prosperidade financeira. Tampouco servir a Deus garante que você nunca vá passar por problemas. Veja a vida de Cristo e dos apóstolos: perseguidos, humilhados, condenados a prisões e sevícias, passaram aflições, alguns adoeceram, sofreram acidentes, outros foram executados e torturados por sua fé, e nem sempre foram livrados apesar de sua fidelidade...

Aprendamos com o exemplo de Jesus, que nos advirtiu de que no mundo teríamos aflições, que seríamos perseguidos e mortos por seu nome, que orássemos para não cairmos em tentações, que trabalhássemos enquanto é dia porque não sabemos quando ele voltará, que carregássemos sua cruz, que fôssemos corajosos. Enfim, devemos pagar o preço de sermos discípulos de Jesus e ficarmos gratos com as aflições que tivermos de suportar, pois elas nos identificam com Cristo e são usadas por Deus para aperfeiçoar o nosso caráter.

Jesus Cristo não nos prometeu sombra, água fresca e uvas descascadas na boca – muito pelo contrário! Mas ele prometeu que estará conosco em cada momento para sempre. Quer servir Jesus Cristo para ser próspero em tudo? Não sirva. Não se engane com falsas promessas! Se quiser servi-lo, prepare-se para renunciar qualquer coisa e ganhar a maior de todas: o amor e a paz do melhor amigo, eternamente. Quanto ao resto, confie em Deus e trabalhe.


Avelar Junior

29 de maio de 2009

Spam afeta o meio ambiente

Estudo da McAfee revelam que mensagens indesejadas contribuem substancialmente para o efeito estufa.

Mais que um incômodo, aquela dezena ou até centena de e-mails com propagandas que você nunca quis receber faz mal ao meio ambiente. Pelo menos foi o que concluiu a McAfee e seu estudo "A presença de carbono no spam", que descobriu que mensagens indesejadas impactam negativamente o meio-ambiente e contribuem substancialmente para emissões de gás estufa (também conhecido como GHG ou greenhouse-gas).

No levantamento, pesquisadores independentes de alterações climáticas e especialistas em spam do ICF International calcularam que a energia anual usada no mundo todo para transmitir, processar e filtrar spam totaliza 33 bilhões de kilowatts/hora (kWh), ou 33 terawatts/hora (TWh). Isso equivale à eletricidade usada em 2,4 milhões de casas, com as mesmas emissões de GHG que 3,1 milhões de carros de passeio usando 2 bilhões de galões de gasolina.

"À medida que o mundo enfrenta o crescente problema de mudança climática, esse estudo destaca que o spam tem um imenso impacto financeiro, pessoal e ambiental para as empresas e as pessoas", afirma Jeff Green, vice-presidente sênior de desenvolvimento do McAfee Avert Labs. Para ele, a saída é o desenvolvimento de uma tecnologia antisspam de ponta para preservar o planeta por meio da redução de emissões de gás carbônico.

Para se ter uma ideia do impacto na natureza, a McColo, uma grande fonte de spam on-line, foi colocada offline no final de 2008, fazendo com que o volume de spam global diminuisse 70%. A energia poupada antes que os remetentes de spam desenvolvessem sua capacidade de emissão chegou ao equivalente a 2,2 milhões de carros fora das ruas naquele dia, comparados aos 62 trilhões de emails de spam que são enviados por ano.

Assim, o estudo “A presença de carbono no spam” correlacionou a eletricidade gasta com o spam à presença de carbono, desde que os resíduos de petróleo são, de longe, a maior fonte de eletricidade no mundo atualmente. Como as emissões não podem ser isoladas a um país, foram medidas as conclusões de modo a obter o impacto global.

Por: Julio Simões

Viu só? E você ainda mandando aquelas mensagens tolas que dizem que repassá-las para trinta pessoas nos próximos dez minutos vai realizar os grandes sonhos de suas vítimas em uma semana... O tipo de "chantagem" que, além de chata pra burro, agora tem demonstrado ser danosa ao meio-ambiente. Saiba que uma árvore ou um mico-leão-dourado jamais fariam isso com você! E siga o exemplo deles. ; )

28 de maio de 2009

Deus não é surdo. Adore com respeito.

Graças ao excessivo barulho de alguns templos durante seus cultos, que incomoda a vizinhança, desrespeita a ética, as regras de boa convivência e algumas leis, muitas igrejas acabam respondendo a processos judiciais, sendo impedidas de funcionar com som ou sendo multadas. Isto é um péssimo testemunho para os cristãos! Nós devemos respeitar os interesses e direitos alheios e amar ao próximo como a nós mesmos.


Por causa da insensibilidade e insensatez (para não dizer flagrante irresponsabilidade) de algumas religiões, é que existe o site Deus não é Surdo, que tem um nome interessante e um logotipo bastante criativo:









Isso me lembrou umas histórias engraçadas de "incômodo eclesiástico", que aconteceram comigo e com a vizinhança.


No meu bairro, a igreja católica tocava o sino cinco horas da manhã em pleno domingo! Eu achava um desrespeito, um abuso e uma tremenda falta de ética. Se o padre tinha a semana dele para não trabalhar, e o domingo para acordar cedo, a população segue a rotina exatamente oposta, razão porque ele tinha que ter o mínimo de bom senso e deixar que as pessoas tenham seu merecido descanso semanal.


Até os católicos que moravam próximos ao templo desaprovavam essa atitude. Mas o padre -parecia- fazia ouvidos moucos para as reclamações e duvidava que alguém fizesse algo. Não sei o que houve em seguida, mas, graças a Deus, há anos não tocam mais o sino.


Tem outra igreja aqui perto, Assembléia de Deus, que escancaradamente aumenta o som durante os cultos. O templo é do tamanho de sua sala de estar e é colado a várias casas, razão porque perturba o sossego. Tem cultos que eu nem sei que raios acontece lá que parece que tem móveis quebrando e som de briga!


Contaram-me que, certa vez, um ex-vizinho chegou do trabalho e foi tomar banho. E ligou o som alto para escutar do banheiro porque o som desse templo não o deixava ouvir música direito. O pessoal da igreja, então, foi pedir-lhe para baixar o volume do aparelho. Ele havia atendido a porta apenas de toalha. Baixou o volume, saiu, entrou na igreja, baixou o volume do som da igreja (ainda de toalha) e foi para casa terminar o banho. Deve ter sido hilário!


Ele se mudou, mas os irmãos não aprenderam a conviver com os vizinhos ainda. Dia de sábado à noite eu não posso estudar direito: quando não são os bêbados com sons automotivos é a igreja próxima (acreditem, eu posso ouvir todas as vozes individualmente quando cantam em coro). Às vezes são os dois juntos: o que é terrível.


Também teve um terreiro de macumba que não me deixava dormir porque meu sono era muito leve. Nunca mais ouvi o terreiro, não sei se por dormir feito pedra ou porque eles encerraram as atividades, ou, quem sabe, conseguiram dosar o som do culto.


Enfim, irmãos, não é sensato achar que você vai atrair mais pessoas a Cristo porque aumenta o volume da igreja ou que Deus vai escutar você porque grita mais alto. Acredite: se você aprender a pregar o evangelho com sua vida, respeitando as pessoas e suas famílias, que merecem sossego, com certeza, você vai mostrar o cristianismo de uma forma muito mais bela: vivendo-o na prática, e não apenas desgastando os autofalantes de seu templo.

26 de maio de 2009

Atos 2.13: Deus não é cachaça

Certa vez, vi um pastor proferir a seguinte “pérola” de interpretação das Escrituras:

"Ordem e decência para você é o quê? Tradicionalismo? Acho que o dia de Pentecostes pra você deve ter sido uma verdadeira desordem e indecência, não é? Imagine um monte de crentes cambaleando como bêbados, falando em outras línguas, como você me explica isso?”

Eu fiquei imaginando como alguém que se intitula pastor e tem a responsabilidade de cuidar bem do rebanho do Senhor, alimentando-o com a palavra de Deus, poderia fazer uma interpretação tão distorcida do Ministério do Espírito Santo em nossas vidas para justificar desordens na igreja.

A idéia que ele passou foi a de que estar cheio do Espírito Santo é como estar embriagado, cambaleando, descoordenado, caindo, dando a impressão para as pessoas de que não estamos muito conscientes do mundo à nossa volta ou de que estamos sem controle. Obviamente, ele aludiu à seguinte passagem de Atos dos Apóstolos:

"Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.

"Havia em Jerusalém judeus, tementes a Deus, vindos de todas as nações do mundo. Ouvindo-se o som, ajuntou-se uma multidão que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falar em sua própria língua. Atônitos e maravilhados, eles perguntavam: “Acaso não são galileus todos estes homens que estão falando? Então, como os ouvimos, cada um de nós, em nossa própria língua materna? Partos, medos e elamitas; habitantes da Mesopotâmia, Judéia e Capadócia, do Ponto e da província da Ásia, Frígia e Panfília, Egito e das partes da Líbia próximas a Cirene; visitantes vindos de Roma, tanto judeus como convertidos ao judaísmo; cretenses e árabes. Nós os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa própria língua!” Atônitos e perplexos, todos perguntavam uns aos outros: “Que significa isto?”

"Alguns, todavia, zombavam deles e diziam: “Eles beberam vinho demais”. (Atos 2. 1-13)


Se você prestar atenção no primeiro capítulo de Atos, a promessa de Jesus era bastante clara: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo” e “receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. Ou seja, o Espírito Santo nos capacita a sermos testemunhas de Jesus Cristo num mundo que carece do Salvador e que precisa ouvir a respeito dele. (At 1.4-5, 8)

A interpretação de que estar cheio do Espírito é “parecer um ébrio” não se justifica. Jesus – ninguém mais cheio do Espírito Santo que ele para que possamos tomá-lo como exemplo – é prova disso. Ele anunciava a palavra de Deus com coragem. Ele não dava a impressão de não ter autocontrole e discernimento, a não ser para aquelas pessoas que não criam na mensagem dele, que tinham inveja dele e que consideravam suas palavras loucura ou blasfêmias.

O que houve na ocasião da descida do Espírito Santo foi que os discípulos estavam anunciando o evangelho com autoridade, poder e grande alegria. Eles certamente falaram da obra vitoriosa de Cristo. A ousadia e o entusiasmo dos Apóstolos levaram alguns zombadores, que não estavam nem aí para a mensagem, a pensar que eles haviam bebido – mas isso para aqueles que estavam zombando do incidente, porque não compreendiam a alegria e o destemor dos irmãos em anunciar as boas novas, e não estavam dispostos a escutar o que se lhes anunciava. Os discípulos não estavam cambaleando, tentando parecer bêbados ou querendo ser reconhecidos como tais. E também não estavam lá fazendo desordens.

O fato dos novos idiomas falados pelos discípulos foi um presente de Deus à igreja que começava ali, para que a mensagem do evangelho chegasse aos judeus de toda parte, que se encontravam em Jerusalém, naqueles dias, comemorando a festa de Pentecostes. Razão porque os irmãos demonstravam intrepidez, regozijo e obediência em testemunhar de Jesus, manifestando o fruto do Espírito (At 13.52; Gl 5.22-24).

Interessante vermos ainda este texto, que nos esclarece perfeitamente como é estar cheio do Espírito em comparação com pessoas que estão embriagadas:

"Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo." (Efésios 5.15-20)


Isso não me parece o tipo de coisa que, quando faz, os outros vão pensar que você está bêbado. O texto exorta para não ser insensato e para saber como viver como cristão, coisa que um ébrio, que vive em libertinagem, não pode fazer.

O problema está quando você abandona a reverência e o temor de Deus e vive a fazer espetáculos “espontâneos” que escandalizam os irmãos e os visitantes, como se estes fossem legítimas manifestações do estar cheio do Espírito Santo.

Se isso não bastou para mostrar-lhe como é estar cheio do Espírito Santo, que tal ver o exemplo de vida destas pessoas, que anunciavam o evangelho corajosamente e glorificavam a Deus alegremente: Paulo, Pedro, João, Estevão, João Batista, Barnabé, Zacarias (pai de João Batista), Isabel...

E veja, também, Efésios 3.14-19:

"Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai, do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra. Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus."

Agora faça uma reflexão e responda para você mesmo:

1. Sua igreja é cheia do Espírito Santo dessa forma ou da forma desordenada que algumas igrejas têm apregoado, onde alguns imitam animais, quebram objetos, rodam até cair no chão e desprezam quem não faz o mesmo?

2. O que você acha que a Bíblia realmente ensina sobre estar cheio do Espírito Santo, depois de ver estes textos e ler sobre o comportamento dos primeiros cristãos em Atos?

3. O que as pessoas que estão à sua volta têm manifestado como fruto, de acordo com os frutos descritos em Gálatas 5.16-26?

Citações bíblicas: Nova Versão Internacional, da Sociedade Bíblica Internacional.

23 de maio de 2009

"Momento Machado de Assis"


Antes de criar o blog, ele era meio que um sonho para mim. Uma platonice que vivia no mundo das idéias. Só faz um mês que dei início a este trabalho, e, por isso, ainda estou engatinhando, mas estou satisfeito com o resultado, eu diria que até surpreso, para ser mais exato.

Vocês não imaginam como é difícil manter um blog. Escrever, fazer publicidade sem ser chato, ficar preocupado se a mensagem está bem transmitida, se o leitor também não vai achar enfadonho... Tem horas que simplesmente a gente tenta escrever e não sai nada. Tem horas que a inspiração vem, mas eu não estou num bom lugar para escrever, como quando estou num ônibus, por exemplo. (Tente escrever num ônibus e saberá o que digo!)

Termina sendo uma luta contra você mesmo, já que, às vezes, você se atrapalha tanto com o texto e a formatação para postá-lo que perde a paciência. Ou seria uma luta de você contra o Blogger? Ou seria também contra o tempo, já que a gente tem uma vida com um monte de coisas para fazer? Ou seria uma luta, também, contra meu perfeccionismo? (Meu perfeccionismo com texto me deixa maluco, principalmente na hora de deixá-lo formatado.) É meio que uma daquelas cenas de ação de Máquina Mortífera ou coisa parecida: de um lado o herói (eu, claro), do outro os empecilhos.

Vocês não imaginam como eu apanhei para tentar deixar a formatação dos artigos legal: fazer o texto coloridinho, igualzinho, bonitinho, para tentar "enganar" (agradar) você, of course: porque acho que o texto com trechos coloridos parecem ser bem mais descontraídos e fáceis de ler do que um texto todo preto, que lembra uma lista telefônica, que parece sem fim, isto é, eu quero que você pense que está lendo pouco e não se canse, e que eu pense que não escrevo demais. Então eu tenho que "enrolar" você e eu, fazendo uma maquiagem, uma turbinada no visual.)

Enfim, tem sido gratificante; especialmente o retorno de vocês! Em breve teremos mais coisas legais aqui.

E, por favor, comentem, sugiram, critiquem, mas sejam sinnceros!

Um abração e fiquem com Deus. ;)
E continuem lendo!

22 de maio de 2009

A singularidade do cristianismo

Hoje muitos acreditam que todas as religiões ensinam a mesma mensagem de salvação e reconhecem o mesmo Deus. No entanto, não é assim. Mesmo um exame superficial das principais religiões do mundo, revela a singularidade do cristianismo.

O cristianismo é muito diferente das duas principais religiões orientais: hinduísmo e budismo. O Deus do Cristianismo é pessoal, um Deus que podemos pessoalmente conhecer e amar porque se revelou a nós em sua palavra: a Bíblia. Mas o deus do hinduísmo é uma força impessoal, um deus que não pode amar e nem pode ser conhecido. Os budistas frequentemente são ateus ou agnósticos; muitos deles ou negam a existência de Deus ou afirmam não ter qualquer conhecimento da sua existência.

A salvação no hinduísmo e no budismo é obtida pelo esforço humano e pela reencarnação (o ciclo de morte e renascimento). A meta é a cessação de todos os desejos, quando uma pessoa se torna um com o universo impessoal. Por outro lado, o cristianismo afirma que a salvação vem somente como um presente de Deus: ela não pode ser obtida por esforço humano, e ela satisfaz os maiores anseios do coração humano. Obviamente, em doutrinas como a natureza de Deus e o caminho da salvação há muito pouco em comum entre o cristianismo e as religiões orientais. Estas não têm qualquer noção de um Deus que nos ama e tenta salvar-nos.

Quando o cristianismo é confrontado com seus dois concorrentes ocidentais, a sua singularidade ainda faz-se evidente. Embora o judaísmo e fé islâmica proclamem a existência de um único Deus criador, que é um ser pessoal, permanecem diferenças essenciais em relação ao cristianismo. O Deus do judaísmo e do islão pode perdoar os pecados dos homens, em última instância, sem exigir um sacrifício substituto digno. Mas a justiça do Deus cristão exige que todos os pecados sejam pagos em sua totalidade. O cristianismo ensina que a segunda Pessoa da Santíssima Trindade tornou-se um homem e morreu como sacrifício substitutivo pelos pecados da humanidade. Desta forma, Deus permanece justo por ter punido todo o pecado pela morte de Jesus na cruz do Calvário. E assim, Deus pode perdoar e justificar os pecadores que aceitam Jesus como Salvador, pois Jesus pagou o preço por seus pecados (Romanos 3:20-26). Portanto, o Deus do cristianismo é mais justo que o Deus do islamismo e do judaísmo. Quando o Deus cristão perdoa o pecado, Ele não ignora o pecado, pois todo o pecado foi punido em sua totalidade. Dado que Jesus é Deus-encarnado, Ele é o digníssimo sacrifício, capaz de expiar os pecados de toda a humanidade.

O Deus do cristianismo é também mais amoroso que o do islamismo ou do judaísmo. Porque apenas o Deus do cristianismo amou tanto a humanidade que sacrificou o seu Filho unigênito, em nosso lugar (João 3:16, Romanos 5:8). E só o Deus cristão pode sentir a nossa dor. Só Ele sabe o que é sofrer, morrer e ser rejeitado, pois apenas o Deus cristão tornou-se homem.

Em suma, o Deus cristão é superior aos deuses de outras religiões. Ele é um Deus pessoal que nos ama, um Deus totalmente justo, que deve punir todo pecado; e um todo-amoroso Deus que nos oferece o dom gratuito de salvação que vem apenas através de seu Filho. O cristianismo ensina uma salvação que é tão grande que nenhum homem pode consegui-la sozinho, pois ela é um presente de Deus que o homem deve aceitar humildemente. Portanto, todas as religiões não ensinam a mesma coisa. O cristianismo é singular, pois ensina um Deus superior e um caminho superior da salvação.

Dr. Phil Fernandes
Pastor da Trinity Bible Fellowship
Presidente do Instituto de Defesa Bíblicos

Fonte: http://www.biblicaldefense.org/Writings/Uniqueness-of-Christianity.html

Traduzido.

19 de maio de 2009

Sacos plásticos, uma Ameaça.



Informações fornecidas pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos revelam que, anualmente, são consumidos entre 500 bilhões e um trilhão de sacos plásticos ao redor do mundo. E não há viabilidade de reciclagem. (National Geographic 02/09/2003)

Existe uma economia áspera por trás da reciclagem dos sacos plásticos. Processar e reciclar uma tonelada de sacos custa U$ 4000. A mesma quantidade de sacos é vendida no mercado de matérias-primas a U$ 32. (Jared Blumenfeld, Diretor do Departamento de Meio Ambiente
em São Francisco)


Um estudo de 1975 demonstrou que as embarcações transoceânicas lançam aproximadamente 4 milhões de kilogramas de plástico ao mar por ano. As lixeiras do mundo não estão inundadas de plástico porque a maior parte acaba no oceano. (Academia Nacional de Ciências dos EUA)

Os sacos são arrastados até diferentes lugares do planeta, mares, lagos e rios. Eles encontram o caminho para o mar nos bueiros e encanamentos. (CNN.com/tecnhology 16/11/2007 ) Já foram encontrados sacos plásticos flutuando ao norte do Círculo Ártico, e também muito mais ao sul, nas Ilhas Malvinas. (Programa de Monitoramento de Dejetos da Marinha americana)

Os sacos plásticos chegam à costa brasileira contaminando solos e vias fluviais. Como conseqüência, partículas microscópicas podem entrar para a cadeia alimentar. O efeito sobre a vida silvestre pode ser catastrófico. Cerca de 200 diferentes espécies de vida marinha, incluindo baleias, golfinhos, focas e tartarugas morrem por causa dos sacos plásticos que ingerem confundindo com comida. (CNN.com/tecnhology 16/11/2007 e WWF)

O que podemos fazer?

Se usarmos uma bolsa de tecido, podemos economizar 6 saquinhos plásticos por semana. Ou seja, 24 sacos por mês. 288 por ano. 22.176 sacos ao longo da vida. Se apenas uma de cada cinco pessoas neste país fizesse isso, economizaríamos 1.330.560.000.000 sacos plásticos durante nossas vidas.
 
Bangladesh proibiu os sacos plásticos. (MSNBC.com, 08/03/2007) A China proíbe os sacos plásticos gratuitos, economizando 37 milhões de barris de petróleo por ano. (CNN.com/asia 09/01/2008) A Irlanda foi o primeiro país da Europa a cobrar impostos sobre os sacos plásticos em 2002. Desta forma, reduziu o consumo em 90%. (BBC Notícias 20/08/2002) Ruanda proibiu os sacos plásticos em 2005. (Associated Press)
 
Israel, Canadá, Índia, Botswana, Quênia, Tanzânia, África do Sul, Taiwan e Singapura já proibiram ou estão em vias de proibir os sacos plásticos. (PlanetSave.com, 16/02/2008)

Os sacos plásticos são feitos de polietileno: um termoplástico que se obtém a partir do petróleo. Reduzindo o uso desses sacos diminuirá o consumo de petróleo, recurso não renovável que gera tanto conflitos. A China economizará graças à proibição dos sacos plásticos gratuitos.
Portanto, basta um pequeno esforço e logo a gente se acostuma a levar a sacola de pano às compras como era antigamente, colaborando assim para a preservação do meio ambiente.

Faça sua parte!

Fonte: e-mail circulado pela internet sem fonte compiladora definida.

17 de maio de 2009

O que é o Evangelho?

Hoje em dia, todos nós estamos saturados de ver pessoas que se dizem evangélicas, de ouvir falar de igrejas evangélicas, de receber folhetos evangélicos, de comprar e ganhar livros evangélicos e de assistir ou mudar de canal quando estão transmitindo programas de rádio e TV evangélicos – fora as músicas evangélicas que você ouve ou é forçado a ouvir!

Obviamente, evangélico significa “relativo ao evangelho”. E Evangelho, por sua vez, quer dizer: “a doutrina cristã, contida no Novo Testamento” (Definições do Houaiss).

Tomando por base esta definição simples, qualquer grupo religioso, por mais sensata, maluca ou cabulosa que seja a mensagem que anuncia para você, diz que está pregando e vivendo o evangelho – o único evangelho ("evangelho" vem da palavra grega que significa o mesmo que "boas-notícias").

Alguns desses grupos até apelam para que você lhes faça doações: sacrifícios, dízimos, ofertas recolhidas em templos, doações por meio de envelopes, depósitos em contas bancárias ou cartão de crédito/débito, doações de bens, apelos para você se tornar um cooperador ou financiador (pagando carnês, títulos, boletos...), em forma de revistinhas ou livros entregues de porta em porta seguidas de pedido de doação, etc.

Mas você tem certeza de que sabe exatamente o que está financiando quando lhes dá seu dinheiro?

Você sabe se seu dinheiro realmente está colaborando para sustentar a obra de Deus ou sustentando quem se aproveita da sua boa-fé?

Com tanta, pregação, ministração, dinheiro flutuando, descrença, farsa e confusão envolvendo a palavra “evangelho”, nada mais natural do que se perguntar:

O que é realmente o evangelho pregado por Jesus e pelos apóstolos? (Quais são essas boas-notícias?)

Por que há tantos grupos diversos que afirmam anunciar o evangelho, se este parece ser uma coisa só?

É possível que exista mais de um só?

É possível chegar a uma definição ou correto entendimento do que seja a mensagem do evangelho, as boas-novas anunciadas pelos primeiros cristãos?

Será que aquelas boas novas ainda existem nos dias de hoje?

Será que é tão importante assim saber o que são as "boas notícias"?

Se você está realmente curioso para conhecer mais sobre o que a Bíblia diz a respeito do tema, eu lhes convido a acompanhar os artigos que pretendo escrever (considerando o escasso tempo que tenho) sobre o que é o evangelho, buscando respostas diretamente da fonte: o Novo Testamento! E espero que eles lhe ajudem a fazer distinções e a entender o que há de errado com muito do que se empurra hoje em dia maquiado de evangelho.

“O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” – Lucas 2.10-11

Um grande abraço e até a próxima!

É nos Vales que eu Cresço



Às vezes a vida parece difícil de levar,

Cheia de pesares, problemas e desgraças.

É quando eu devo recordar

Que é nos vales que eu cresço.



Se eu sempre estivesse nos cumes das montanhas

E nunca sentisse a dor,

Jamais apreciaria o amor de Deus

E estaria vivendo em vão.



Eu tenho muito que aprender,

E meu crescer é lento.

Às vezes eu preciso dos cumes dos montes,

Mas é nos vales que eu cresço.



Nem sempre compreendo

Porque as coisas são como são,

Mas estou bem certo de algo:

Meu Deus cuida sempre de mim.



Meus pequenos vales nada são

Quando contemplo Cristo na cruz:

Ele cruzou o vale da morte.

Sua vitória derrotou a Satã.



Perdoe-me, Senhor, por queixar-me

Ao sentir-me tão deprimido.

Apenas lembra-me docemente

Que é nos vales que eu cresço.



Continua a dar-me forças, Senhor;

Usa minha vida diariamente

Para compartilhar teu amor com os outros

E ajudá-los a encontrar o caminho.



Obrigado pelo vales, Senhor!

Pois isto eu sei bem:

Os cumes são gloriosos

Mas é nos vales que eu cresço!



It's in the Valleys I Grow

Jane Eggleston

Tradução minha

15 de maio de 2009

Filmes com a Trilha Sonora Modificada

Esses vídeos são muito criativos. Veja o que acontece quando se muda a trilha sonora de filmes sérios.

"Close Encounters" - Contatos Imediatos de Terceiro Grau:




"The Exorcist" - O Exorcista:




Para ver mais vídeos com a mesma idéia, clique aqui.

14 de maio de 2009

Sinto profunda vergonha do Congresso Nacional





O Congresso Nacional me deixa revoltado. É escândalo das passagens, de jatinhos particulares, de passagens para celebridades, de empregada doméstica paga com dinheiro público, de castelo, de contas absurdas de telefones celulares, embargo contra o CQC, e ainda por cima reclamação porque a imprensa divulga essas coisas!

Francamente, o Congresso enche o saco! E enche o próprio saco e o de terceiros também com o dinheiro da gente!

Pior ainda é a cara lisa de certos políticos que querem justificar, como recentemente vimos na mídia, que deveriam ter direito às passagens para que eles viajem com a patroa e os guris quando viajarem a serviço do Brasil!

Querem óleo de peroba para passar na cara, excelências? Já não acham que nos tomam o bastante?

Servidores públicos que dão duro para prestar serviços diária e diretamente à população que os elegem, cidadãos brasileiros a serviço do país iguais a vocês, não têm essa regalia! Por que vocês têm que ter? Porque foram eleitos e "merecem"? Pois nós também estudamos duro, investimos e passamos em concursos públicos para trabalhar para o Brasil, mais do que vocês, com menos férias, salários bem mais baixos e nem por isso seria justo onerar o povo brasileiro com regalias para nós.

Não sou a favor de viagens custeadas para ninguém que não esteja estritamente a trabalho. Querem levar a família para passear? (a família não vai trabalhar, não é?) Pois tirem o dinheiro do bolso e paguem vocês!

Como brasileiro, eu sinto vergonha do Congresso Nacional!

Por isso, recomendo fortemente a todos que vejam o seguinte link, para inteirar-se das coisas absurdas que os nossos representantes vêm fazendo.

Atenção e Esclerose

Quando eu estou estudando ou fazendo alguma coisa importante, especialmente no trabalho, eu fico tão absorto no que faço que podem explodir o prédio, gritar "incêndio", dedetizar a sala comigo dentro etc., que eu não estou nem aí. Para o restante do mundo eu estou apenas em "stand by". Isso causa muita piadas dos meus colegas de trabalho, e eu morro de rir!

Sempre chega alguém e me faz uma pergunta, conta toda uma história, e, depois de dizer tudo, eu digo: "Oi? Falou alguma coisa?".

Todos gargalham dessa minha atenção diante de um monitor. As únicas coisas que me tiram da concentração total são: comida, falarem em meu nome e gargalhadas sobre o eu estar concentrado.

Vez por outra, quando alguém me interpela, eu me viro e me ajeito na cadeira, olho para a pessoa e digo: "Peraí, repete tudo de novo que eu estava em outro planeta. Agora eu já estacionei a espaçonave."

O pior de tudo é quando quebram minha concentração - eu me perco totalmente, como um disco que salta da radiola. E fico igual as velhinhas dessa piada, que eu adoro:

Três mulheres de idade avançada se encontram para tomar um chá da tarde.

A primeira começa a conversa:

-Droga! Acho que estou ficando meio esclerosada. Ontem, quando vi, estava com uma vassoura na mão, e não me lembrava se já tinha limpado a casa ou não.

-Isso não é nada! –responde a segunda. E eu que me vi de pé ao lado da cama, de pijama, e não conseguia saber se tinha acabado de acordar ou se estava indo dormir!

A terceira, a dona da casa, com um vigor anormal fala:

-Deus me livre de ficar desse jeito! – E dá três batidas na mesa de madeira.

Logo em seguida, olha para as outras duas, levanta e fala:

-Esperem um pouquinho. Eu já volto! Acho que estão batendo na porta...

11 de maio de 2009

O Valor de uma Vírgula


Recebi por e-mail, esse texto muito interessante sobre a importância de uma vírgula, extraído de uma campanha da ABI (Associação Brasileira de Imprensa):

O Valor da Vírgula

Vírgula pode ser uma pausa... ou não.

Não, espere.
Não espere.

Ela pode sumir com seu dinheiro.

23,4.
2,34.

Pode ser autoritária.

Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.

Pode criar heróis.

Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.

... E vilões.

Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.

Ela pode ser a solução.

Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido..

A vírgula muda uma opinião.

Não queremos saber.
Não, queremos saber.

Uma vírgula muda tudo.

ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.

Anjos, Demônios e Besteiras

"Uma mentira pode dar a volta ao mundo, enquanto a verdade ainda calça seus sapatos." - Mark Twain

Essa semana fui assistir ao filme “X-Men Origins - Wolverine”, e, logo no trailer, tive uma surpresinha: o livro “Anjos e Demônios”, do comentado autor Dan Brown, está saindo das prateleiras para as telonas.

Três coisas me vieram à mente: 1) os livros do autor voltarão aos mais vendidos devido a novas estratégias de marketing das livrarias, puxadas pelas bilheterias, já que muitos vão aproveitar a onda para ler os livros; 2) a Igreja Católica vai fazer comercial gratuito – como efeito colateral - para o filme, advertindo seus fiéis para as inverdades “nocivas à fé” (foi o que aconteceu com Sleepers: Vingança Adormecida, O Padre, O Código da Vinci, dentre outros, que, quiçá, teriam passado despercebido, não fossem as advertências da Igreja de Roma); 3) os fãs irão reacender os velhos debates sobre os livros do autor, e, se você não quiser estar por fora das rodinhas de discussão, vai ter que ler e ver as “pérolas” de Dan Brown.

Na época do Filme o Código Da Vinci, eu li o livro homônimo. Lembro-me de que, antes de lê-lo, escutei uma amiga fanática por Dan Brown jurar-me de pés juntos que tudo que havia no livro era a mais pura verdade: parecia mais que ela estava me mostrando a própria redenção da humanidade estampada nessas tramas e que eu não poderia escapar do dilúvio da realidade se ignorasse o conteúdo da bibliografia do autor.

Passei sete dias da minha linda vida lendo o livro, até que, finalmente, terminei. Meu parecer sobre o volume, à revelia de minha fé, está expresso abaixo, numa resenha que escrevi para o Orkut em março de 2006 (e que daqui a pouco voltará a ser atual, por causa da enxurrada de Dan Brown que vai ensopar a internet).

Não preciso nem dizer que não vou perder meu precioso tempo lendo outro livro do autor.

(O problema maior não são os livros em si, mas a ignorância e ingenuidade do leitor médio, que o torna influenciável por toda onda passageira que é alardeada pela mídia.)
__

O Código Da Vinci, de Dan Brown: Merecia uma "Framboesa de Ouro"

Pessoal, literariamente, o livro é mau-escrito e a história muito boba. Gosto de livros inteligentes e histórias policiais. CDV merecia uma Framboesa de Ouro literária ou o prêmio IgNobel!

Nunca vi uma trama onde os personagens são tão intelectuais e tão estúpidos ao mesmo tempo (ex. Sophie Neveu discando o número do celular do Fache, esqueceu do botão "REDIAL"), e os nomes deles que são trocadilhos muito idiotas!

A polícia, no livro, é tão incompetente que, se realmente fosse uma polícia real, teria pego os protagonistas em dois tempos – a não ser que não quisesse – pois já existe um negócio chamado comunicação via rádio, que as patrulhas de Paris certamente têm.

A Interpol e a polícia francesa dão um show de burrice: até o cúmulo de abandonar o Louvre - a cena do crime - minutos depois do acontecido! Sejamos francos... nem no Brasil!

Olha, me perdoe quem gostou do livro, mas é o tipo de literatura longa, cheia de enchimento de lingüiça (haja descrições e adjetivos para atolarem a narrativa!), com personagens sem sal, que não cativam você, e sensacionalista que as pessoas que nunca leram um livro, ou raramente o fazem, adoram dizer que já leram e gostaram para não ficar por fora do assunto. Só fez sucesso porque toca assuntos polêmicos, se não seria um fracasso total. Li só para ver as acusações mas esperava gostar como literatura, entretanto...

Além do mais, eu queria saber de onde aquele plagiador de “Holy Blood, Holy Grail” tirou as tais “pesquisas”, pois, sendo casado com uma historiadora de arte, errou até o tamanho das telas dos quadros, como o da Virgem – e ele diz que os detalhes, fruto de pesquisas, são exatos e blá blá blá.

Apesar das horas perdidas com a leitura, há algumas partes legais como a birra de Teabing com o policial na cena do avião. E só. Ninguém está obrigado a concordar com a minha opinião e eu não vou replicar críticas a ela: o livro é uma porcaria.

10 de maio de 2009

26 Dicas para Escrever Bem




a) Vc. deve evitar abrev., etc.

b) Desnecessário faz-se empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado, segundo deve ser do conhecimento inexorável dos copidesques. Tal prática advém de esmero excessivo que beira o exibicionismo narcisístico.

c) Anule aliterações altamente abusivas.

d) "não esqueça das maiúsculas", como já dizia dona loreta, minha professora lá no colégio alexandre de gusmão, no ipiranga.

e) Evite lugares-comuns assim como o diabo foge da cruz.

f) O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.

g) Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.

h) Chute o balde no emprego de gíria, mesmo que sejam maneiras, tá ligado?

i) Nunca generalize: generalizar, em todas as situações, sempre é um erro.

j) Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.

k) Não abuse das citações. Como costuma dizer meu amigo: "Quem cita os outros não tem idéias próprias".

l) Frases incompletas podem causar...

m) Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez. Em outras palavras, não fique repetindo a mesma idéia.

n) Seja mais ou menos específico.

o) Frases com apenas uma palavra? Jamais!

p) A voz passiva deve ser evitada.

q) Use a pontuação corretamente o ponto e a virgula especialmente será que ninguém sabe mais usar o sinal de interrogação.

r) Quem precisa de perguntas retóricas?

s) Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.

t) Exagerar é cem bilhões de vezes pior do que a moderação.

u) Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"

v) Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.

w) Não abuse das exclamações! Nunca! Seu texto fica horrível!

x) Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da idéia contida nelas, e, concomitantemente, por conterem mais de uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçando, desta forma, o pobre leitor a separá-la em seus componentes diversos, de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.

y) Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língüa portuguêza.

z) Seja incisivo e coerente, ou não.

Fonte: CD-ROM de Teologia Sistemática - Wayne Grudem - Edições Vida Nova

O que disseram sobre a Bíblia...



"A Bíblia nos ordena amarmos nosso próximo e também nossos inimigos; talvez porque geralmente são as mesmas pessoas."

- G K Chesterton

"Não são as partes da Bíblia que eu não consigo entender que me aborrecem, são as partes que eu entendo."
- Mark Twain

"Todas as Bíblias são feitas por homens."
- Thomas A Edson

"Quando tiver lido a Bíblia, saberá que ela é a palavra de Deus, porque você a achará como a chave para o seu coração, para a sua felicidade e para o seu dever."
- Woodrow Wilson

"A Bíblia é o plano de navegação de Deus pelo qual você deve dirigir para não submergir, para mostrar-lhe onde o porto está e como chegar a ele sem esbarrar nas rochas e barreiras."
- Henry Ward Beecher

"A melhor cura para o cristianismo é ler a Bíblia."
- Mark Twain

"Sempre que lemos as histórias obscenas, as depravações voluptuosas, as execuções cruéis e torturantes, o desejo de vingança implacável com que mais da metade da Bíblia está cheia, seria mais consistente que a chamássemos de palavra de um demônio que de Palavra de Deus. É uma história de impiedade que serviu para corromper e brutalizar a humanidade."
- Thomas Peine (em A Era da Razão)

"Nenhum homem jamais acredita que a Bíblia queira dizer o que ela está dizendo: ele sempre está convencido de que ela diz o que ele quer dizer."
- George Bernard Shaw

"É impossível escravizar mental e socialmente um povo que lê a Bíblia."
- Horace Greeley

"A Bíblia e a igreja têm sido as maiores pedras de tropeço no caminho para a emancipação das mulheres."
- Elizabeth Cady Stanton


- Fonte: http://www.quotationspage.com

3 de maio de 2009

Paródia: Melô da Insuficiência Bíblica

Compus a paródia abaixo em 2006 e a circulei entre amigos, mas não achava um lugar para postá-la. Surgiu, então, um tópico denominado "Meias-paródias" na comunidade "Não Aguento Mais Mantra Gospel", no Orkut, onde ela foi publicada pela primeira vez.

Tirei a ideia da crítica doutrinária musical de textos veiculados no site da Lagoinha, que noticiaram a realização de um "ato profético" por parte daquela instituição, em Belo Horizonte, em cujas ruas derramaram leite, mel e azeite (clara alusão à "terra que mana leite e mel", que, segundo a Bíblia, era Canaã, e não Belo Horizonte, promessa até já cumprida; e "consagração" por meio de derramamento de azeite), a fim de converter, até 2010, 10% da população local, alegando que isso vinha de uma suposta "revelação" de Deus.

(Link para a matéria: http://200.195.77.153/engine.php?pag=art&sec=16&cat=178&art=4067. Esse endereço já mudou várias vezes. Qualquer problema, jogue o texto verde no Google.)

Também teve oração e evangelismo, mas o texto mostra o espetáculo do evento que confundiu as pessoas, que, segundo a matéria, "circulavam pela avenida ficaram olhando sem entender o que estava acontecendo. Outros passavam debochando, achando tudo muito engraçado e ‘louco’. Mas é assim mesmo: as coisas de Deus são loucura para o homem natural, para aquele que ainda não entregou a sua vida a Jesus."

(O método convencional de evangelismo cristão, o bíblico, consiste em pregar o Salvador, o Filho de Deus, Jesus Cristo, que morreu pelos nossos pecados, ressuscitou vencendo a morte, e concede a vida eterna a quem n'Ele crê - João 3.16 - sem espetáculos: simplesmente fazer discípulos, batizá-los e transmitir-lhes o que Jesus ensinou. Mateus 28.18-20)

Ainda, declara a reportagem que: "O pastor Márcio Valadão, presidente da Igreja Batista da Lagoinha, juntamente com sua esposa, Renata Valadão, e seu filho, pastor André Valadão, circularam toda a avenida do Contorno. O pastor Márcio estava em um carro no qual havia a bandeira do Brasil, de Minas Gerais e de Belo Horizonte. Durante todo período em que circulava a avenida, o pastor derramou óleo, leite e mel, sendo tocado também, várias vezes, o shophar."

Daí eu pensei: como esse negócio de "revelações" pode pôr o povo de Deus em contato com um misticismo pernicioso e judaizante, que nada tem a ver com aquilo que Jesus e os apóstolos viveram e pregaram, e que está completo descompasso com o testemunho do Espírito de Deus nas Sagradas Escrituras!

Até quando as pessoas vão ter sonhos e visões e aderir a elas sem nenhum questionamento ou senso-crítico, como se do coração do homem pudesse emanar a vontade de Deus com 100% de certeza? (Jeremias 17.9) Por que não agir como prudentes bereianos (Atos 17.10-11), que consultam sempre as Escrituras antes de decidir sobre assuntos espirituais?

Assim surgiu o Melô da Insuficiência Bíblica, para ser cantado com a melodia "Nada Sei", de Kid Abelha:

Nada sei dessa Bíblia
sigo sem saber;
nada soube, nada saberei
vivo sem saber
e de quê que isso importa,
se eu posso profetizar
tudo o que me faz bem
e deixo o sonho me levar?

(Refrão)

Mesmo errada, mesmo errante
vou ministrando
sempre e constante
vou errando enquanto o tempo me deixar a a a ar
errando enquanto o tempo me deixar...

Nada sei de profecia
prefiro ignorar
pois parecem pessimistas
e o Brasil vai se salvar.
Vou vertendo azeite
nas ruas de BH
pois isso contribui
para esse restaurar

(Refrão)

Mesmo errada, mesmo errante
vou ministrando
sempre e constante
derramando enquanto o preço me deixar comprar a a a ar
leite e azeite nas ruas de BH...

Pensamentos


"A graça... transforma leões em cordeiros,

lobos em ovelhas, monstros em homens e
homens em anjos."
Thomas Brooks

"Evangelização é um mendigo contando ao outro
onde encontrar pão."

D. T. Niles

"Dor e sofrimento não são necessariamente
sinais da ira de Deus;
podem ser exatamente o contrário."

John Blanchard

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...