23 de agosto de 2009

O Armagedom da Moda. E de Como [não] Reconhecer um Crente.

Definitivamente a gente escuta muita coisa esquisita na vida. E isso falando em qualquer assunto. Uma tarde, na época em que eu fazia faculdade, conversávamos sobre várias coisas, e eu não lembro o que houve que uma colega me perguntou:

- Ah, e você é crente, Avelar?!
- Sou, sim. Você não sabia? - e perguntei rindo - Será que eu me comporto tão mal assim que você ainda não tinha percebido?
- Não. É que você não parece com crente, Avelar. Eu até cogitei a hipótese, mas sei lá... Você sempre sorri, ri, conta piada e conversa com todo mundo...
- E por acaso crente não faz isso, não?
- Bom, eu não conheço crentes assim. Geralmente é um pessoal sério que só anda de roupa social e com a Bíblia debaixo o braço... E você não é assim. Então eu achei que você não era crente.

E por aí você vê como o povo conhece um crente: uma figura tipicamente antipática e sisuda. Mas é que as pessoas no geral julgam pela aparência e pela primeira vista, o que as pode levar a equívocos gigantescos. Sem contar as generalizações e os estereótipos baseados até mesmo em casos isolados.

Narrando esse episódio para um amigo meu, ele me disse que isso já tinha acontecido com ele, alguém não achar que ele fosse crente por causa de uma informalidade banal:

- "Ela me disse que até pensava que eu era crente. Mas quando viu que eu mascava chiclete e andava de chinelo descartou a idéia na hora!"

Quer dizer, agora crente não pode mais mascar chiclete e andar de chinelo?! Isso, sim, é que é um preconceito inusitado!

Essa típica mania de julgar pelas aparências e de medir pessoas com os olhos, além de pecado é muito feia. Permanece na cabeça das pessoas que o crente: a) se é homem, é o sujeito de semblante sério, bem-vestido ou vestido formalmente e de Bíblia na mão ou debaixo do braço; b) se é mulher, é aquela de saia nos tornozelos, cabelo grande, sem maquiagem, sem cabelos tingidos e que anda com a Bíblia na mão ou na bolsa.

Ainda tem os estereótipos "plus", que permitem adivinhar com certa margem de acerto de que igreja a pessoa é: a) se veste camisa branca, gravata e calças escuras, mochila e um crachá no bolso é mórmon; b) se usa roupa social, cabelo repartido e penteado para um lado e uma pasta de couro ou uma pasta transparente cheia de papeis, é testemunha-de-jeová; c) se definitivamente não usa qualquer tipo de maquiagem, não passa uma tesourinha sequer no cabelo nem cobre os fios brancos da cabeça com tinta, é da Congregação Cristã no Brasil ou de uma igreja pentecostal...

Mas um dia apareceu uma cena alucinante, da qual eu jamais, em toda a minha existência, efêmera por aqui porém eterna no reino dos céus, me olvidarei - never, ever and ever: uma senhora testemunha-de-jeová que usava um terninho feminino com saia, que seria muito elegante não fosse numa padronagem de oncinha do topo ao rodapé. Foi inédito. Foi uma Sessão da Tarde. Foi... 101 Dálmatas! Tão, tão impagável que eu me segurava para não rir! De onde a mulher tinha saído, de algum programa de música brega? Fiquei com tanta pena dela que quase ofereci minha própria toalha para ela não sair com aquilo pela rua. Espero que o IBAMA não a tenha devolvido à mata pensando que ela tivesse escapulido de lá. Seria até legal se ela andasse com uma placa "Proteja a onça-pintada", conscientizando as pessoas da importância da preservação do meio-ambiente... Ela foi atingida pelo Armagedom da moda e não sabia.

Enfim, não se conhece uma pessoa pela aparência sempre. Mas algumas coisas que nunca mudam terminam por criar uma espécie de jurisprudência do julgamento à primeira vista que nos permite passar muita vergonha de nós mesmos e ser pegos de surpresa de vez em quando: seja o juiz de cabelo comprido, o crente com tatuagem, o policial a paisana... O visual de uma pessoa pode dizer algo, mas não diz tudo. As atitudes é que gritam. E por mais que devamos nos vestir com decoro e bom-senso, não é apenas por isso que devemos ser conhecidos como discípulos de Cristo, e sim pelo amor e pela identidade de vida com ele.

Pra terminar isso, eu vou citar um causo que aconteceu comigo e que me deu muita raiva: Moro a cinco minutos da igreja que frequento. E meu estilo é calça jeans ou cargo, camiseta e tênis. Também corto meu cabelo curto e raramente o penteio - é prático. Todos os domingos passava por um senhor que era pastor na igreja aqui da esquina. Nós sempre nos cruzávamos e ele sempre me via passar com uma Bíblia de zíper debaixo do braço quando cada um de nós ia ao templo.

Pois bem, eu sempre o cumprimentava e ele nunca respondia, até que chegou o dia que passei a ignorá-lo, apesar de suas cãs.

Um belo dia, antes de ir à igreja, eu decido que vou de terno e gravata. Saí todo arrumadinho e com a mesma Bíblia debaixo do braço. Nesse belo dia, o mesmo pastor que nunca falava comigo, apesar de me ver todos os domingos com a biblinha debaixo do braço indo para a igreja diz: "Boa noite, irmão!"

Nem lembro se respondi e o que teria dito. Mas eu me lembro do que pensei: veio na minha cabeça: por que não pará-lo tirar parte do terno e, erguendo-as bem alto diante dele, falar para o blazer e para a gravata: "Vamos, pessoal, respondam ao senhor aqui! Ele está cumprimentando vocês!"... Parece que minha amiga que falava de crentes antipáticos não estava totalmente sem fundamento.

[Atualizado para correções em 11/03/2012]

8 comentários:

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK




ESSA FOI DEMAIS AVELAR!!!!!
Se esse Pastor me visse hein!!!!
Dizem que só entendem q sou crente qdo abro a boca.KKKK
Não que eu ande indecente ou coisa parecida, mas dizem q não tenho CARA de crente.Pode?

Anônimo disse...

KKKKKK...
Amei esse texto. Realmente, só quem é crente sabe como a discriminação é grande!
*se a gente anda mais à vontade o povo diz que a gente não tem cara de crente
*se a gente anda todo chique, o povo diz que crente se acha superior às outras pessoas
*se a gente se veste decentemente, o povo diz que crente é cheio de regras bestas
*se a gente anda com um vestido
um pouquinho mais curto, ou com uma blusa de alça, aí é que o povo fala mal mesmo(Inclusive os crentes!)!!! Aí a gente causa até escândalo!!!

Não adianta, o povo fala mal de qualquer jeito! Por isso é que nós devemos nos preocupar em agradar única e exclusivamente a Deus.

"Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados," Colossenses 2:16

Abraço, irmão, e visite e divulgue meu blog tbm!!!
http://ferazao-bang.blogspot.com/

Em Cristo,
Débora Silva Costa

Ariovaldo Jr disse...

Por isso que eu odeio crente hehehe... nós somos seres desprezíveis! :P

Leonardo Gonçalves disse...

Óóótima, Avelar!

Desculpa a imaginação erótica, mas não pude deixar de dar risada ao imaginar o mano de sunga e meia, com o terno na mão dizendo: "cumprimentem o irmão; ele falou com vocês!", hahaha...

Vou postar no meio da semana. Talvez use outro título para o google, mas depois substituo pelo atual.

Abraço,

Leonardo.

Doutrina Cristã disse...

Quando menos se esperar; subitamente, repentinamente, chegaremos à porta da Cidade Eterna (fig.). Que credenciais, teremos que apresentar, a fim de que a porta se abra? Será o nosso conhecimento da Bíblia? Nossa certidão de batismo? Nossa carta de membro da Igreja? Uma carta de recomendação do pastor? Ou a ficha de nossa vida diária? Jesus nos deu a única resposta. Disse ele: "Nisto conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros" (Jo. 13: 35). Eis a prova principal de que fomos obstinados transformados em abnegados pelo sangue de Jesus Cristo: "amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos."

caro alevar, vou serguir o seu blog. visito o nosso tbm. ok. fique na paz. abraço

Rafael disse...

Verdade, Verdade...
Isso até acontece comigo. O povo fala como se a igreja fosse uma espécie de seita e os crentes não se misturassem com a sociedade.

Acham que devemos nos distinguir das outras pessoas simplesmente pelo exterior, como fazem os emos e góticos.

Mas graças a Deus que a mudança em nossas vidas começa por dentro ^^

Avelar Jr. disse...

Ariovaldo,

"A gente somos inúteus! E de terno a gente ficamos peores." :D

---

Leo,

Eu não pensei nessa falha linguística, mas já que já está aí vai ficar.

Obrigado!

Avelar Jr. disse...

Luiz e Rafael,

Obrigado pelos comentários!

Abraços!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...