21 de julho de 2009

"Do jeito que nóis faz prosa."

Dando umas voltas pela internet, eu "espiei" esse texto que me chamou a atenção por ser muito "bom pra mangar". Ele retrata bem as expressões que nós do Nordeste usamos no dia-a-dia para "prosearmos".

Tomara que vocês o achem "bom pra danar" e "bolem de rir", se não eu vou ficar muito "distreinado"!

Eu sou Nordestino! Você é?

Nordestino não fica solteiro, ele fica solto na bagaceira!
Nordestino não vai com sede ao pote, ele vai com a bexiga taboca!
Nordestino não vai embora, ele vai pegar o beco!
Nordestino não diz 'concordo com você', Ele diz: Né isso, homi!
Nordestino não conserta, ele imenda!
Nordestino não se empolga, fica com a mulesta!
Nordestino não bate, ele 'senta-le' a mãozada!
Nordestino não sai pra farra... ele sai pro muído!
Nordestino não bebe um drink, ele toma uma!
Nordestino não é sortudo, ele é cagado!
Nordestino não corre, ele dá uma carreira!
Nordestino não malha dos outros, ele manga!
Nordestino não conversa, ele resenha!
Nordestino não toma água com açúcar, ele toma garapa!
Nordestino não engana, ele dá um migué!
Nordestino não sai apressado, ele sai desembestado!
Nordestino não aperta, ele arroxa!
Nordestino não dá volta, ele arrudeia!
Nordestino não espera um minuto, ele espera um pedacinho!
Nordestino não fica com vergonha, ele fica encabulado!
Nordestino não passa a roupa, ele engoma a roupa!
Nordestino não houve barulho, ele ouve zuada!
Nordestino não acompanha casal de namorados, ele segura vela!
Nordestino não rega as plantas, ele 'agoa' as plantas
Nordestino não é esperto, ele é desenrolado!
Nordestino não é rico, ele é estribado!
Nordestino não é homem, ele é macho!
Nordestino não chama 'seu desalmado', ele grita 'infeliz das costa ôca!'
Nordestino não pede almoço, ele pede o "cumê"!
Nordestino não come carne, ele come 'mistura'!
Nordestino não lancha, merenda!
Nordestino não fica satisfeito quando come, ele enche o bucho!
Nordestino não dá bronca, dá carão!
Nordestino não fica com raiva, ele pega ar!
Nordestino não casa, ele se amanceba!
Nordestino não tem diarréia, tem caganeira!
Nordestino não tem mau cheiro nas axilas, ele tem suvaqueira!
Nordestino não tem perna fina, ele tem dois cambitos!
Nordestino não é mulherengo, ele é raparigueiro!
Nordestino não se diverte, ele "bota pa decê"!
Nordestino não joga fora, ele rebola no mato!
Nordestino não exagera, ele alopra!
Nordestino não vigia as coisas, ele pastora!
Nordestino não se dá mal, ele se réia, se lasca todinho!
Nordestino quando se espanta não diz: - Xiiii! Ele diz: Vixi Maria! Aff maria!
Nordestino não compara dizendo: - Como é que pode? Ele diz: - Soxtô!
Nordestino não vê coisas de outro mundo, ele vê uns malassombros!
Nordestino não pula, dá pinote!
Nordestino não arranja briga, arranja intriga!
Nordestina não fica grávida, fica "buchuda"!
Nordestino não fica bravo, fica com a gota serena!
Nordestino não é malandro, é cabra de pêia!
Nordestino não fica apaixonado, ele arrêia os pneus.

Fonte: Santana do Seridó e etc.

5 comentários:

Rafael disse...

mentira que tu tb é nordestino XD

Édna disse...

Muito bom, massa....o pior é que é assim mesmo, rsrsrs

JT Ollemhebb disse...

Muito engraçada essa lista, Avelar!

Gostei dela e tô reproduzindo-a lá no Mural na Net (http://muralnanet.blogspot.com).

Agora, tem umas coisas nela que não são ditas em todo o nordeste. Algumas não escuto aqui em Alagoas! Depois vou até propor lá no Mural que os leitores mandem mais exemplos de expressões.

Avelar Jr. disse...

Rafael,

Pois é pois é pois é!

:)

---

Eu observei que muitas destas coisas são ditas mais no Ceará.

Mas tem muitas outras expressões que poderiam ser acrescentadas e agrupadas por Estado, por exemplo:

No Pernambuco falam muito "arretado": legal [Pense num livro arretado!], valente [Depois de ser ofendido, ele ficou arretado com ela!], muito [Comeu um prato cheio arretado.] - depende do contexto.

E "mastigado": atrito, problema, resistência... [Não consegui entrar no clube porque teve um mastigado lá com o porteiro.]

Fique à vontade. Mas lembre-se que eu já copiei de alguém para dar os créditos.

:)

talita disse...

kkkk
muito legal!!!
sou nordestina e me identifiquei d+ agora, mas acho q faltou uma q se usa muito aqui na Paraíba:
"Nordestino não fica com fome, ele fica com o bucho pregado nos pinhaço!" =D

Abraços!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...