24 de setembro de 2009

Vamos fingir que não aconteceu


"Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância" - Derek Bok


Há algum tempo, escrevi um post no Orkut entitulado "Enquetes gospel comprovam que somos um fiasco?" Para escrevê-la, eu havia pesquisado comunidades de religião da rede, as mais "populosas", e baseei-me na "Saia do orkut, vá ler a Biblia".

Era uma comunidade com uma intenção até muito boa. Mas apenas a intenção. Lá eu havia procurado enquetes, pois gosto de participar delas e conhecer mais sobre o que as outras pessoas pensam sobre vários assuntos de cunho espiritual.

Ao abrir a primeira enquete, tomei logo um susto: extremamente mal-feita, com opções sem sentido e um português cria de Patropi e Seu Creysson (com eco e tudo!). Seria apenas triste se a tragédia não fosse de arrasar quarteirão: a segunda, a terceira, a quarta enquetes... todas de dar pena!


[Acima: Gato de Botas em luto, segundos antes de cometer um harakiri após o assassinato da Última Flor-do-Lácio]


Eu nem queria fazer piada com a comunidade com o texto original porque o objetivo era mostrar justamente o que vou contar daqui a pouco. Mas agora não estou nem aí: já que eles apagaram as enquetes às quais eu havia me referido e o meu texto postado lá sobre esse assunto - ah, e eu também sou uma pessoa muito má, e estou com sangue nos olhos querendo vingança. ;]

O nível de profundidade, expressão e clareza das enquetes da comunidade em pauta já deve ter descido à camada pré-sal, provavelmente até assitiu às Olimpíadas de Pequim em 2008, o que deve nos fazer preocupados com a situação. Onde nossas igrejas estão errando e o que podemos fazer para corrigirmo-nos?

Ao ver o tópico sobre quantas pessoas já haviam lido a Bíblia toda, qual não foi a minha (ingênua) surpresa: apenas 17% das pessoas haviam lido a Bíblia toda! A comunidade "Saia do orkut, vá ler a Biblia" é um exemplo infeliz de que "em casa de ferreiro espeto é de pau".

Parece que há um certo nexo - com a devida vênia para agir com minha rara misericórdia, usando essa expressão para eufemizar meu nível de confiança no que estou dizendo - entre a falta de capacitação linguística, a falta de leitura bíblica e a ignorância doutrinária em relação ao povo dito de Deus. É um banco de três pernas... quebradas. Eu fiquei alarmado porque isso apenas reflete nosso fiasco.

Mas nem tudo é caos. Conheço pessoas que não sabiam ler que, ao se converterem, passaram a ser leitoras e até memorizadoras das Escrituras, pessoas que sabem muito mais textos decorados que eu - e que são bem mais velhas. Isso mostra que as pessoas que conhecem a Cristo geralmente mudam (e se esforçam por isso), não se acostumam em permanecer como estão, independentemente da idade. Tenho exemplos maravilhosos na igreja de que faço parte.

Na EBD deste domingo estávamos discutindo por que a teologia é tão vítima de preconceito nas nossas igrejas, pois muitos irmãos a menosprezam por achá-la complicada, desnecessária, coisa de intelectual, causadora de arrogância, fria, teórica, distante das nossas vidas, usando o velho e descontextualizado clichê: "a letra mata".

O que vemos na EBD é teologia, conhecimento de Deus para pronta aplicação, conhecer Deus baseando-nos na leitura e reflexão de Sua palavra. "Ainda bem que muitos não sabem disso!"

Um dos meus alunos levantou a importância da exegese (ciência da interpretação) no trato com as Escrituras, cuja ausência tem causado verdadeiros descalabros na igreja e na cristandade. Mas como fica a exegese se o povo não sabe ler? Competência linguística mínima e exegese são essenciais para um correto aprendizado e amadurecimento cristão no conhecimento das Escrituras - porém jamais sem o auxílio indispensável do Espírito Santo, bem como reflexão, um pouco de bom-senso e sinceros devoção a Deus e compromisso com Ele.

Queria que aquela comunidade fosse realmente uma ilusão de ótica, um holograma, uma mancha no meu monitor ou um grande fake do orkut. Simplesmente não consigo, como eles, fingir que isso não aconteceu, não acontece e não dar a mínima importância, cometendo uma pífia queima de arquivo para eliminar o desconforto, empurrando o problema para debaixo do tapete.

2 comentários:

JF disse...

Oi pessoal, tudo bem?

Acerca de teologia: Qual a sua posição relativamente ao criacionismo bíblico? Defendem a criação como está descrita no Génesis?

Grato pela atenção.

Cumprimentos

JF

Avelar Jr. disse...

Eu não creio em Gêneses interpretado e adaptado ao evolucionismo darwiniano.

Particularmente não creio na evolução em todos os seus termos, apenas em parte deles.

Resposta minha.

Grande abraço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...