28 de janeiro de 2010

Louvorcídio



Tente imaginar um grupo de pessoas com vozes e técnica de canto belíssimas e harmoniosas, que cantam músicas que falam do amor de Deus por nós, da mansidão de Jesus Cristo, da maravilha da criação etc., todavia com expressões que parecem refletir a chateação com o valor da conta de luz, a preocupação com a mensalidade atrasada da escola, o incômodo com o sapato apertando, o tédio de um programa de índio, a indignação com a impunidade e corrupção do país, o pavor de quem está se escondendo atrás de uma lata de lixo, testemunhando o assassinato de um indefeso a pauladas e machadadas por um grupo de marginais, ou, ainda, o desespero desta vítima que luta para não morrer.



Acredite, eu já vi coral louvando assim. Quase corri para socorrê-lo, mas tive medo de ser assassinado junto com a música que eles estavam matando por acidente




Estou escrevendo isto porque não tenho condições de mandar instalar espelhos para que os corais eclesiásticos possam se ver cantando. Acho que prestar atenção nas letras que estão cantando poderá ajudá-los.


Medo.

2 comentários:

Lucas disse...

Baaaaaah!
É difícil agradar esses irmãos hein!
Eu to cansado de gente que fica na reunião dizendo "o louvor não está fluindo", "tem coisa errada aqui", "to sentindo que o coral tá na carne"... Sinceramente irmão, a vida é dura, a vida tem opressão maligna, tentações, perseguições, ataques satânicos! Quer que o coral fique fazendo carinha de feliz quando canta? Estão cantando pra você por acaso? A reunião tem que ser perfeita pra você se sentir bem, senão você vai ficar vendo todos os defeitos? Além disso, de onde veio essa invenção terrena animal e diabólica de CORAL? Raios!

Ok, isso foi mera retórica pra compartilhar da sua indignação e dar uma nova perspectiva. Não leva a mal, te amo. ;D

Avelar Jr. disse...

Lucas,

Penso que um louvor a Deus deve ser dado com a alegria de um coração espontâneo, não por obrigação.

Se alguém tem algum problema a resolver ou inquietação, deixe sua oferta no altar e vá resolvê-lo, antes de apresentar sua oferta. Jesus nos ensinou isso.

Ninguém deve se sentir coagido a louvar de mal-humor ou contra a vontade, isso obscurece o brilho e a beleza da mensagem.

O texto é um toque que muita gente precisa. A mim pouco importa a cara que fazem mesmo, eu não vou a um culto para louvar o louvor também! Mas pelo menos nas pessoas ditas do mundo, quando cantam em coral, demonstram profissionalismo, coisa muita ausente nos ditos "ministérios de louvor" que a gente vê.

E, como você salientou, tem mesmo muita gente que vai para a igreja como quem vai para o Mc Donald's, para ser servido - esses, sim, deveriam buscar um teatro, já que estão atrás de entretenimento.

Valeu!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...