19 de novembro de 2009

Um amigo de verdade ou um amigo de um real?

Dia desses eu estava tomando café da manhã com um colega de trabalho (quase um "café da tarde" porque não comemos cedo) e estava passando o programa de Ana Maria Braga na televisão. Ela estava exibindo uma reportagem curiosa: um serviço de "amigos de aluguel".

A reportagem mostrava um grupo de rapazes e uma moça muito simpáticos que cobravam para sair com pessoas que não tinham companhia para ir às compras, ao médico, ao restaurante, ao salão de beleza, enfim... Pelo que entendi você pode pagar para eles irem para a igreja com você também, mas pode sair mais caro se alguém tentar exorcizá-los ou começar a gritar nos ouvidos deles.

É muito ruim ser sozinho, e, pior ainda, possuir amizades compradas. Michael Jackson, a grande estrela do pop de todos os tempos (especialmente se esses tempos estiverem dentro da década de 80) achava difícil ter amigos em quem confiar, amigos verdadeiros. Vi num noticiário uma declaração dele de que vivia perturbado com a ideia de que a maior parte das pessoas que se aproximavam dele era exclusivamente por interesse, não por amizade sincera.

Diante disso, eu pensei no relacionamento que temos com nossos amigos, na espontaneidade e naturalidade que ele tem. Acredito que você nunca pagou para sair com um amigo: não estou me referindo a pagar um almoço, um lanche ou um ingresso, mas remunerar alguém por sua companhia. Creio que você nunca deve ter iniciado uma amizade procurando pessoas que se ofereciam na lista telefônica... Tampouco imagino que você alguma vez tenha dado uma fetsa para comemorar um evento importante na sua vida e pagado a pessoas para lotarem o recinto e fingirem que o conhecem há muito tempo.

Amizade não é isso. Ninguém paga ou é pago para ser amigo. Amizade é algo que nasce espontaneamente entre duas pessoas, é um relacionamento construído, cultivado, e que traz consigo reciprocidade, prazer, problemas e compromisso. Amizade é algo que não tem preço mas tem muito valor e importância.

Você definitivamente não lembra de todos os momentos em que riu com seus amigos. Mas deve lembrar dos amigos com quem você compartilhou tristezas, problemas sérios, prantos, medos, desabafos... com quem brigou e com quem se reconciliou. Essa é uma das coisas que torna uma amizade muito mais especial: ela cresce, se evidencia e se fortalece nos momentos mais difíceis de nossas vidas.

E, com certeza, você tem amigos que se tornaram muito ligados, mas que antes disso nenhum dos dois se suportava ou ia com a cara do outro; e engraçado é que, quando temos amigos assim, um dia abrimos o coração, falamos o que pensávamos deles e escutamos o que pensavam de nós antes de sermos amigos, dando boas risadas - a amizade às vezes nasce de uma aversão como uma flor aparece no estrume.

A estranheza de se pagar por amizade é tão evidente que, certa vez, estavam vendendo "amizade verdadeira" por "R$ 1,00" no Mercado Livre: uma piada que rendeu bastante nos blogs de humor. Se uma amizade comprada não vale nada, imagine uma amizade comprada por uma ninharia, sem garantia, sem assistência técnica e com frete a combinar!

E a amizade de Jesus?

Interessante observar que Jesus já não nos chama "servos", mas "amigos"; porque Ele divide o que tem e promete estar sempre conosco. Ele disse que não há amigo maior que aquele que dá a própria vida por seus amigos, e ele próprio morreu em nosso lugar, para nos salvar, para ter-nos para sempre consigo. E não foi uma compra de amizade, mas um gesto de amor, um grande exemplo de alguém que é fiel e que cumpre suas promessas.

A Bíblia diz que Jesus Cristo é nosso advogado e conselheiro se alguém peca. Mas ele não nos defende com mentiras, negando diante de Deus que pecamos, mas mostrando suas chagas mortais, a eterna recordação diante do Pai de que ele foi ferido pelas nossas transgressões, pagando o preço pelos nossos pecados, a pena que merecíamos - uma amizade que nasceu do amor de Deus diante de nossa inimizade para com Ele.

Em Jesus temos um amigo perfeito. Completo. Padrão. E, considerando que fomos feitos filhos de Deus pela fé e pela graça concedida por ele em Cristo; que o propósito de Deus é que todos sejamos perfeitos como Jesus foi; e que Deus mesmo nos aperfeiçoará e completará a obra que começou em nós, podemos ter a certeza de que, no céu, seremos todos amigos perfeitos. E se Jesus diz que o Reino de Deus é chegado e que ele está dentro de nós, por que não nos dedicarmos a sermos bons amigos como Cristo é desde já?

Pense nisso.

3 comentários:

Helen Araujo disse...

Nossa, gostei muito desse texto, especialmente a parte final que fala da amizade de Cristo. Verdades que possuem tanta simplicidade que chegam a ser tocantes =]

Cristina Danuta disse...

Oi Avelar. Excelente seu texto!(como sempre são todos que escreve). A amizade verdadeira, infelizmente, parece ser artigo raro no mercado. Mas mesmo em meio a essa "selva de pedra" (e de muitos corações de pedra) que vivemos, acredito ainda ser possível encontrar bons amigos.
Momento testemunho (rs): tempos atrás me encontrava em uma situação tão ruim que olhava para os lados e não via amigos. Só Deus estava ao meu lado. Desde aquela época sempre peço à Ele que coloque em meu caminho boas amizades (o que Ele tem feito com maestria).
Um bom amigo não é aquele que te diz sempre o que você gostaria de ouvir. Tem horas que as palavras vão ser duras, mas verdadeiras e com o objetivo de querer o bem. Acredito que o verdadeiro amigo é aquele que te faz crescer junto com ele.
Abraços

Avelar Jr. disse...

Obrigado pelos comentários, Helen e Cristina, bondade de vocês.

Abraços e voltem sempre!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...