6 de fevereiro de 2010

O Pastor e a Ialorixá + Comentário

Todos devem estar sabendo da onda de ataques à ônibus urbanos em Salvador, por conta da transferência para uma prisão de segurança máxima de um dos mais perigosos traficantes da cidade. Diariamente, ônibus são incendiados.




Em um destes ataques, o fogo se alastrou do ônibus para a casa de um homem humilde, casado e com filhos que se encontrava desempregado. O resultado foi o esperado: o homem, que já não tinha muita coisa, ficou com menos ainda.



Imediatamente, seus vizinhos se uniram para ajudá-lo. Um recebeu o homem em sua casa, a outra, recebeu a esposa e filhos.



Eis que estes vizinhos levam o homem a um programa de tv para que este peça publicamente que lhe seja conseguido um emprego. O homem treme e chora, humilhado. Mas diz: "Com a graça de Deus e do Senhor Jesus Cristo, eu passarei por toda esta dificuldade".



Os vizinhos dizem: "Amém". Um dos vizinhos é um homem relativamente jovem, de terno e gravata e com uma bíblia na mão. A outra, uma senhora que veste roupa branca e uma espécie de turbante sobre a cabeça. Sobre o pescoço, inúmeras contas. Isto mesmo, os vizinhos, um pastor evangélico e uma ialorixá (mãe de santo) se uniram para ajudar aquele necessitado.



O apresentador não resiste ao inusitado e pergunta ao pastor se ele não se sente constrangido de estar ali com uma pessoa do candomblé. Ele responde: "Eu não me preocupei com a religião dela e sim que ela me procurou para que ajudássemos este rapaz e, COMO CRISTÃO, eu não poderia dar as costas nem a ela nem a ele. Além do mais, ela é nossa vizinha há muito tempo, sempre respeitou nossa religião e, mesmo não concordando, tenho que respeitar a dela. Sou pastor mas nossa igreja é humilde, não tenho carro nem casa bonita. Vivo para servir a Deus e se Deus quis que eu servisse a Ele ao lado dela, eu é que não iria contrariá-lo".



Ao fim do programa, o rapaz conseguiu o emprego.



E eu chorei. Baixei a cabeça envergonhado e pedi perdão a Deus e àquele rapaz a quem eu não conhecia, pois, ao generalizar minhas críticas sobre os pastores, insultei aquele verdadeiro servo de Deus.



No jugo suave daquele que não escolhe religião para agir,



Costa Moreira.
Publicado no Mateus 23

Comentário de Avelar Jr.:

Histórias como esta precisam ser divulgadas, mormente agora que o que se destaca no meio evangélico é apenas o que de pior existe, e justamente aquilo que não expressa o cristianismo, levando as pessoas a crerem sempre o pior de cada um de nós.

A solidariedade é uma questão de caráter, não de religião. Entretanto, a solidariedade é um dos princípios básicos de muitas religiões. Dentro do cristianismo, o ser solidário não "aumenta pontos" para se ganhar o céu (porque Jesus salva quem se arrepende e se submete ao seu senhorio, tornando-se seu salvador - e isto é o evangelho), mas amar o próximo é uma obrigação (e aí entra a solidariedade como dever), e deixar de fazê-lo é pecado.

O pecado, por sua vez, não "diminui pontos", pois, por si só, um pecado já condena totalmente, tornando o homem carecido de Jesus Cristo. A fé salvadora em Jesus, no entanto, se manifesta em obras, da mesma forma que as raízes que não vemos sob a terra levam a árvore a produzir folhas e frutos que mostrem a sua natureza. Não enxergamos a raiz, mas, pela bela árvore que vemos, sabemos que ela está lá.

7 comentários:

Lorena Nogueira disse...

"pedi perdão a Deus e àquele rapaz a quem eu não conhecia"

Ainda existem pessoas que são comprometidas com a essência de Cristo e o evangelho.
Confesso que também tenho que pedir perdão,pois,volta e meia diante de tantos escândalos e experiências fica difícil acreditar no próximo.

Terezinha disse...

Enfim, fiquei alegre com essa beleza de atitude.
Não podemos julgar ninguém, nunca.
E, infelizmente, é exatamente essa a nossa primeira atitude diante de um fato que "contraria" o que aprendemos no papel.

claudiopimenta disse...

As vezes fico interrogando cá com meus butoes o motivo das igrejas da prosperidade so estarem presentes nas maiores cidade brasileiras ou onde há maior renda

Fico pensando por que esses homens que prometem prosperidade ,riquezas materias,curas,milagres de todo tipo ate de emagrecimento instantaneo e UNÇAO do deposito celestial nao vao para um sertao desses aqui para mudar o lugar com suas UNÇOES INSTANTANEAS

Fiquei feliz ao conhecer um lugar no meio do nada há 30 km da cidade mais proxima,sem rede de esgoto ,agua potavel posto de saude ou colegio e MAIS FELIZ ainda em saber que :
CONHECI um verdadeiro missionario
Nao um missionario que vive enganando os irmaos na tv,ou nos circulos de oraçao
Nao um missionario que só anda de carro importado ou se antes dele pregar lhe for depositado uma quantia diguina dos maiores picaretas do brasil ou artistas de tv
Nao um missionario orgulhoso que se intitula filho do rei e merece o melhor
Nao um missionario desses ai da moda que usam termos dificies e para ser denominado de arrogante ainda tem que subir muito pois e pior
Conheci um VERDADEIRO MISSIONARIO QUE apesar de falar ingles e espanhol RECUSOU ir ao exterior TERRA do euro e do dolar para ir ao SERTAO lugarzinho sem renda para cumprir um chamado divino, num lugar onde por mês a grana que entra nos cofres da igreja nao passam de R$ 100,00 contos por mês
ESSE sim e um verdadeiro missionario

http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=7106115053970623479&aid=1264095609

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=70436981&tid=5435467695578109608&kw=missionario&na=1&nst=1

ainda tem gente de Deus

veja as fotos

Silvio Maria disse...

Infelizmente o clero tem sido uma Instituição por demais valorizada, ou seja Supervalorizada em nossos dias.

Infelizmente a igreja se apartou da simplicidade de Cristo Jesus e dai temos de ficar ainda no século 21 ouvindo estes tipos de tristemunhos, pois todos somos sacerdotes diante do nosso Deus, e a atitude deste irmão deveria ser a atitude de qualquer servo de Deus, que se diz conhecedor do Mestre do Amor.

Ainda hoje a igreja se afastou tanto dos Ensinamentos do Senhor Jesus que muitos cristãos acham que para ter uma "igreja " é vital e nescessario ter um "pastor" para "dirigi-lá" no "culto " de domingo a noite e o bom "pastor" é avaliado pelo seu "sermão", e o pior de tudo, assim como aconteceu comigo: Os irmãos ainda acham que a melhor maneira de "servir" a Deus é indo para o seminário para ser "treinado" para o serviço cristão.

A verdade é que apesar do "prestigio" humano, que goza o sistema clerical na igreja contemporanea, ele: tem pouco a ver com o NT, é contraproducente e é em si mesmo um empecilho a VIDA SAUDÁVEL DA IGREJA BÍBLICA.

Eu não chorei, antes ODIEI a obra dos nicolaitas(dominadores) no meio do povo de Deus!!!

Fraternalmente

silvio sizigos

Lucas disse...

Esse episódio sugere que você tem criticado os pastores pelos motivos errados. O fato de um pastor ser honesto ainda não significa que ele está assumindo a posição correta na Igreja. Muitos irmãos em posição de liderança podem ser honestos e cuidadosos em relação aos irmãos menos maduros, mas ainda assim eles podem estar em uma posição incorreta quando o clero na igreja é supervalorizado.

Lembre-se da passagem em que Jesus diz que entre os gentios, os líderes dominam sobre o povo e são considerados benfeitores e que na igreja não seria assim. Jesus não estava dizendo que os pastores na igreja estão errados quando agem como malfeitores, mas sim quando saem da sua posição de irmãos e se tornam dominadores.

Um dominador é aquela pessoa que dizemos ter responsabilidade sobre minha vida espiritual, a pessoa que ora por mim, que diz o que tenho que fazer, como buscar a Deus, com quem casar, com quem reunir, que roupa usar... e isso se estende por vários níveis de dominação.

Irmãos, Deus odeia esse tipo de dominação, pois ele morreu para que todos sejamos sacerdotes de Deus, exercendo os dons na igreja livres dos mandamentos de homens.

EdemarSantos disse...

Bela notícia! Acaso tens o link dela (ou data do acontecido)? Grato por edificar minha vida! Que também possas ser edificado por mim, mano!

Avelar Jr. disse...

Não. Não tenho. Já faz tanto tempo que postei isso, Edemar. E já copiei de outro blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...