11 de outubro de 2009

"MAILER-DAEMON"

Dia desses abri uma de minhas caixas de e-mails e vi um spam pseudorreligioso; daqueles que de vez em quando aparece na caixa de entrada, junto com os spams “normais”. Foi algo realmente indesejado repassado por uma amiga (são sempre as mulheres que mais repassam isso...).

Dificilmente marmotas religiosas eletrônicas são criadas para você em primeira mão: se você reparar bem, normalmente o spam é um arremedo virtual de quinta categoria de Satanás. Você pergunta a ele:

- “Donde vens, Ó, spam religioso?”

E ele te responde por meio dos blocos de CC (Cópia Carbono) do topo do e-mail:

- “De rodear a internet e passear por ela”.

Spam é uma coisa chata, atrevida, impertinente. Mas spam pseudorreligioso, além de tudo isso, pode ser demoníaco!

Só para dar um exemplo de por que uso este adjetivo tão “pesado”: o e-mail que recebi (e que me motivou a traçar essas linhas) é uma falsa profecia que se passa e repassa irrefletidamente para os amigos:

“Deus me disse pra dizer para você que vai dar tudo certo”.

- Tudo o quê?

Seu amigo está pensando “Eu ainda mato essa sogra cascavel!”, e recebe este bálsamo eletrônico: “Deus garante para você: vai dar tudo certo”... Ele pensa: “Graças a Deus essa véia vai pro saco. Aleluia, Sin'ô!”



Um amigo está de quarentena com gripe suína e "bate as botas" (segundo o Governador Serra, no vídeo acima, ele pode ter pegado isso depois de ter brincado com um porquinho resfriado. E ele está coberto de razão porque é médico e estudou para dizer isso mesmo. Ao contrário de você, que é despeitado!).

Mas onde fica a garantia divina que você mandou por e-mail de que vai dar tudo certo, se você foi apenas no botão “encaminhar” e metralhou o endereço de suas vítimas no campo apropriado sem ter ouvido nada de Deus?

Estúpidos os exemplos, não são? Mas será que muito mais estúpido não seria repassar aos amigos e desconhecidos mensagens do tipo “Deus me mandou dizer isso para você” (curto e grosso: uma profecia falsa usando o nome de Deus) sem que ele efetivamente tenha lhe mandado?

O negócio queima ainda mais o filme quando vem de uma pessoa que se diz cristã e que afirma conhecer a palavra de Deus, amá-lo e obedecê-lo, pois ninguém espera de gente assim que ande com “profetadas”.

Pode parecer exagero de minha parte ter usado aquele adjetivo. Ou não. No trecho bíblico abaixo, em que Deus condena os falsos profetas, ele não abre descontos para e-mails:


Porém o profeta que presumir de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não mandei falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta será morto. Se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.” – Deuteronômio 18.20-22
(V. tb. Jeremias 23 e 29)


Lembre-se: “Profetada”, profecia falsa, é mentira. Mentira, falso testemunho, continua sendo condenável pelo Deus verdadeiro, o qual não muda e não permite que seu Nome seja tomado em vão para palhaçadas, e-mails chinfrins ou para fazer média com amigos.

Nada contra incentivar a fé em Deus, alimentar o entusiasmo e estimular a ver as coisas positivamente. Mas falsas esperanças e falsas profecias definitivamente não estão entre os métodos de que os cristãos devem se valer para ajudar os outros. E, principalmente: devemos ter o máximo temor e reverência pelo nome de Deus e pela sua palavra, pois nosso Deus é zeloso e demanda de nós compromisso, verdade e santidade. Deus castiga a quem ama, mas castigo não é bom, se não se chamava "prêmio" e não "castigo". Então prometa a você mesmo que da próxima vez que for brincar de "passa ou repassa de e-mail gospel" vai prestar atenção no que está mandando e nas implicações desse ato.

O mais interessante no e-mail de que falo era a superênfase no egoísmo e no materialismo, não na glória de Deus. Daí nem me maravilhei de a mensagem ser tão vã quanto era mentirosa. E agora não sei como faço para responder à pessoa. Alguém me ajuda, ou é só crer que se eu responder com este texto vai dar tudo certo? E pior é que e-mails maus como aquele o "Mailer-Daemon" não devolve para quem manda...

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...